Terremoto no Haiti também causou pânico na República Dominicana
Terremoto no Haiti também causou pânico na República Dominicana
O terremoto no Haiti provocou pânico e correria na República Dominicana, de acordo com jornais dominicanos. Os dois países dividem uma ilha no mar caribenho, historicamente chamada de “ilha de Hipaniola”. Não houve mortes ou danos materiais significativos, disseram as autoridades.
Segundo o diário El Nacional, centenas de pessoas na capital, Santo Domingo e em outras cidades, como Santiago, Pedernales e San Juan de la Manágua, saíram às ruas assim que sentiram os primeiros tremores e edifícios privados e públicos foram evacuados. O metrô de Santo Domingo foi interrompido e as escolas foram fechadas.
EFE
Profissionais da Comissão de Emergências Dominicana recebem informações sobre a situação no país
Leia mais:
Pior terremoto em 200 anos atinge Haiti
As autoridades dominicanas afirmam, porém, que não houve vítimas no país. Somente uma criança em Santiago está em estado grave após um portão ter caído sobre ela durante o terremoto. O país está em estado de emergência preventiva.
Conforme noticiou o jornal El Nuevo Diario, um aviso de tsunami foi prontamente emitido pelo governo dominicano logo após o registro do terremoto, que atingiu 7 pontos na escala Richter e arrasou o Haiti, no entanto, nenhuma alteração foi registrada no mar.
O Listin Diario informa que o presidente dominicano, Leonel Fernández, disponibilizou um avião e uma equipe de resgate com cães treinados para buscar sobreviventes. Fernández também pediu à comunidade internacional que aja rapidamente no Haiti.
“O Haiti não tem capacidade de enfrentar esse tipo de situação, portanto nós, como governo, fazemos um chamado à comunidade internacional para que envie brigadas de socorro”, afirmou o porta-voz do governo, Rafael Nuñez.
Doações
No Brasil, é possível depositar qualquer quantia em conta bancária
aberta pela ONG carioca Viva Rio, que desempenha projetos sociais no
Haiti:Banco do Brasil/ Agência 1769-8/ Conta: 5113-6
Organizações internacionais recebem doações pela internet. No site da Oxfam America, é possível doar quantias de 35 a 5 mil dólares. No Yele Haiti Fund,
você colabora apenas uma vez ou pode criar um plano de pagamento. As
quantias vão de 25 a 300. Para a Cruz Vermelha, basta ir ao site da entidade, como também no endereço das Nações Unidas
NULL
NULL
NULL
