A Guatemala tem sido afetada por condições climáticas adversas que provocam seca nas regiões oeste e leste e intensas chuvas no sudoeste e nordeste.
As regiões afetadas pela seca têm enfrentado escassez de alimentos em várias cidades, informaram fontes oficiais. De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Alimentação, análises de satélite conseguiram determinar que os estados de Jalapa Jutiapa, Zacapa e Chiquimula, no leste, e Chimaltenango, no oeste, uma das regiões mais férteis do país, são as mais atingidas.
O ministro Efraín Medina indicou que, para poder suprir as necessidades alimentícias da população, serão entregues alimentos em troca de trabalho às pessoas que estão perdendo seus cultivos.
A Guatemala também tem sofrido os efeitos da passagem da tormenta tropical “Ernesto”, que deixou ao menos 251 pessoas desabrigadas e 51 casas danificadas.
A Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) indicou que os desabrigados se concentram nos estados de Petén e Izabal, localizados no nordeste do país. Também o sudoeste tem registrado intensas chuvas e deslizamentos de terras em decorrência da tormenta.
NULL
NULL