Cerca de cem ciganos retirados do acampamento que ocupavam, ao norte de Paris, foram transportados em um comboio semelhante ao utilizado durante a ocupação nazista na França, denunciou a imprensa francesa.
O método de escolta policial consiste em separar pais de filhos durante o trajeto. A situação foi denunciada por políticos e sindicatos ligados à RATP, empresa que administra o transporte de Paris.
Leia mais:
Não sorria nunca de um preconceito
A heresia comunista de Daniel Bensaid
Zizek e a importância das causas perdidas
Com ônibus itinerante, comunistas nos EUA buscam apoio da juventude
'O capitalismo não quer assumir responsabilidades', alerta István Mészáros
Conforme a denúncia, publicada no jornal Le Parisien, a RATP colocou um trem à disposição da Polícia para desmantelar o acampamento de Saint-Dennis, vizinha a Paris.
Os sindicatos consideram que os funcionários da empresa não poderiam fazer papel de auxiliares da Polícia e participar de um transporte “desumano e brutal”. Menos ainda em uma linha que interliga Saint-Denis a Bobigny, por onde passaram milhares de judeus franceses com destino a campos de concentração nazistas na década de 40.
Para os porta-vozes da RATP, a decisão de transportar os ciganos foi tomada por um único executivo da empresa com muita pressa e na hora do rush, para evitar atrasos aos demais viajantes.
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL