Três atentados no Iraque deixam pelo menos 32 mortos
Três atentados no Iraque deixam pelo menos 32 mortos
Pelo menos 32 pessoas morreram hoje (30) e outras 70 ficaram feridas em três atentados diferentes no Iraque. Dois deles foram cometidos na cidade de Ramadi, contra a sede do Governo de Al-Anbar, a 100 quilômetros de Bagdá, informou a televisão estatal iraquiana Al Iraqiya.
Entre os feridos estaria o governador da província, Qasem Muhamad, e o secretário Sadun Abdel Mohsen, segundo a televisão estatal.
Policiais disseram que um carro-bomba que estava estacionado junto à sede do governo local explodiu, e depois um suicida com um cinto de explosivos detonou sua carga dentro do prédio, quando o governador e deputados se dirigiam para o local.
Mohammed Khalil/EFE
Parentes choram sobre corpo de uma das vítimas do atentado duplo em Ramadi
Segundo o porta-voz da administração de Al-Anbar, Hamid al-Hais, o suicida fazia parte do corpo de segurança pessoal do governador.
As autoridades iraquianas impuseram o toque de recolher na cidade de Ramadi.
Terceira bomba
Em Khalis, na província de Diyala, ao nordeste de Bagdá, uma terceira bomba matou pelo menos sete pessoas e deixou outras dez feridas, informaram policiais.
O atentado aconteceu contra um grupo de fiéis xiitas que continuavam as celebrações religiosas da Ashura, que começaram no domingo. Esta celebração religiosa, a mais importante do calendário xiita, lembra a morte do imame Hussein, neto do profeta Maomé, no ano 680 na batalha de Carbala contra os homens do califa omíada.
Também hoje, foi libertado o consultor de informática Peter Moore, um dos cinco civis britânicos sequestrados no Iraque em 2007. Moore foi levado para a embaixada do Reino Unido em Bagdá. Outros três britânicos ainda são mantidos reféns, e acredita-se que o quinto sequestrado, Alan McMenemy, já tenha morrido.
Além disso, um avião sem piloto americano teria caído em uma fazenda situada a 23 quilômetros de Baquba, segundo a fonte, que não deu mais detalhes.
NULL
NULL
NULL
