O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11/11) Tom Homan como o novo diretor da Agência de Imigração e Alfândega do país (ICE) em seu segundo governo.
Homan já ocupou o cargo entre janeiro de 2017 e junho de 2018, na primeira gestão do magnata republicano, e é um dos maiores defensores da deportação em massa de imigrantes em situação irregular.
“Estou feliz em anunciar que o ex-diretor da ICE se juntará ao governo Trump como encarregado das fronteiras nacionais”, escreveu o presidente eleito em sua rede social, a Truth. O republicano ainda definiu Homan como “czar das fronteiras”, indicando que ele terá total autoridade no comando da Agência de Imigração.
“Conheço Tom há muito tempo, e não há ninguém melhor para policiar e monitorar nossas fronteiras. Da mesma forma, ele ficará a cargo de todas as deportações de clandestinos para seus países de origem”, acrescentou Trump.
Em sua campanha, o líder de extrema direita prometeu lançar maior operação de deportação em massa de imigrantes em situação irregular na história dos Estados Unidos, afirmando que os estrangeiros – sobretudo latino-americanos – “envenenam o sangue” do país.
(*) Com Ansa