Sexta-feira, 18 de abril de 2025
APOIE
Menu

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (21/03) o lançamento de um novo jato militar, o sexto modelo de caças desenvolvidos pela Força Aérea do país, descrito por ele como o “mais potente da história”.

O republicano fez a declaração no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, ao lado do secretário de Defesa, Pete Hegseth. Segundo o mandatário, o novo avião das Forças Armadas norte-americanas será o “mais rápido, capaz e letal já construído”.

Ao advertir que os inimigos norte-americanos “não vão saber o que os atingiu”, ao referir-se sobre o avião, que será “praticamente invisível”, Trump afirmou que alguns países aliados poderão adquirir uma versão um pouco “inferior” da aeronave, pois “às vezes eles não são nossos aliados”.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se
@TheWhiteHouse/Fotos Públicas
Trump declarou que inimigos norte-americanos “não vão saber o que os atingiu”, ao referir-se sobre o avião

Hegseth, por sua vez, avaliou que o lançamento do F-47 é um “presente” para as futuras gerações da nação. O chefe do Pentágono ainda comentou que o novo programa “Próxima Geração da Dominação Aérea” é um “alerta” para o mundo.

A empresa Boeing ganhou o direito de produzir o moderníssimo jato militar, que será batizado de F-47, uma clara homenagem ao atual responsável pela Casa Branca, que tornou-se o 47º presidente dos EUA durante seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021.

A Boeing já era responsável pela produção, juntamente com a empresa Lockheed Martin, da versão anterior de caças norte-americanos, o F-22, que está em operação desde 2005. No novo modelo, a Lockheed Martin não está envolvida.

(*) Com Ansa e informações do G1