Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

Durante uma entrevista coletiva na Casa Branca, realizada nesta terça-feira (01/07), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar considerando a possibilidade de deportar o bilionário sul-africano Elon Musk, maior financiador da sua campanha presidencial de 2024.

Perguntado por um repórter sobre a deportação de Musk, sugestão que ele mesmo havia recebido de outro aliado bilionário de extrema direita (Steve Bannon, desafeto de Musk), Trump respondeu com um “não sei”, seguido de uma pausa e um “temos que analisar essa opção”.

Vale ressaltar que, apesar de ter nascido na África do Sul, Musk se naturalizou cidadão norte-americano em 2002.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

As declarações de Trump foram feitas após publicações de Elon Musk em sua rede social, o X, que voltou a falar nesta segunda-feira (30/06) sobre seu projeto de criar “um novo partido político que se importe de verdade com o povo”.

Histórico da briga

Trump também é dono de uma plataforma digital, a Truth Social, a qual ele também usou nesta terça para atacar o sul-africano, não só por seu projeto de criação de um novo partido, como por suas críticas às políticas de derrubada dos subsídios aos carros elétricos – vale lembrar que Musk é dono de uma montadora de carros elétricos, a Tesla.

Desavenças entre Musk e Trump se tornaram públicas após sul-africano abandonar cargo governamental nos EUA
Molly Riley / Casa Branca

“Elon provavelmente recebe mais subsídios do que qualquer outro ser humano na história, de longe, e sem subsídios, ele provavelmente teria que fechar o seu negócio e retornar à África do Sul”, afirmou o presidente.

Em seguida, Trump disse que “chega de lançamentos de foguetes, satélites e veículos elétricos. Nosso país economizaria uma fortuna”.

O trecho soou como uma ironia ao fato de que Musk ocupou, entre janeiro e maio, a chefia do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, por sua sigla em inglês), criada especialmente para o sul-africano e cuja missão era cortar gastos do governo.

Em sua réplica, também nesta terça-feira, Musk disse apenas que “é tão tentador escalar isso (discussão com Trump), é tão, tão tentador, mas vou esperar por enquanto”.

Vale recordar que Elon Musk deixou o DOGE em maio deste ano, dias antes de sua primeira discussão pública com Donald Trump, na qual chegou a acusar o líder republicano de estar envolvido no escândalo sexual do empresário Jeffrey Epstein. Dias depois, o sul-africano retificou sua declaração sobre o tema.

Com informações de RT.