Rússia e EUA reforçam 'necessidade de negociar acordo nuclear rapidamente', afirma Kremlin
Moscou e Washington concordaram em assumir 'posições responsáveis' e iniciar acordo sobre prorrogação do tratado Novo START, após discussões em Abu Dhabi
A Rússia e os Estados Unidos entendem a necessidade de iniciar as negociações sobre o Tratado de Redução de Armas Estratégicas o mais rápido possível, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, nesta sexta-feira (06/02)
“Existe um entendimento, e isso foi discutido em Abu Dhabi, de que ambos os lados assumirão posições responsáveis e ambos os lados reconhecem a necessidade de iniciar as negociações sobre essa questão o mais breve possível”, disse Peskov.
Ele também esclareceu que, embora as disposições do tratado possam ser formalmente prorrogadas, uma prorrogação “informal” é “difícil de imaginar”.
O Tratado de Redução de Armas Estratégicas, também conhecido como START III ou Novo START, expirou nesta quinta-feira (05/02). Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putin, havia indicado que a Rússia estava preparada para continuar respeitando as restrições do tratado por um ano após sua expiração, desde que os EUA retribuíssem implementando as medidas estipuladas pelo START.
Por sua vez, o presidente dos EUA, Donald Trump, propôs o desenvolvimento de um novo e aprimorado acordo de armas estratégicas com a Rússia, em vez de estender o tratado Novo START.
“Em vez de estender o Novo START (um acordo mal negociado pelos Estados Unidos que, além de tudo, está sendo seriamente violado), nossos especialistas nucleares deveriam estar trabalhando em um tratado novo, aprimorado e modernizado que possa perdurar no futuro”, publicou o presidente no Truth Social.
Mais tarde, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, citou Trump durante uma coletiva de imprensa, afirmando que o presidente republicano “quer que nossos especialistas nucleares trabalhem em um tratado novo, aprimorado e modernizado que possa durar no futuro”. “E é isso que os Estados Unidos continuarão a discutir com os russos”, concluiu ela.
A Rússia e os EUA não estão mais vinculados por obrigações
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em relação ao término do acordo, declarou que as partes não estavam mais vinculadas por suas obrigações.
“Nas circunstâncias atuais, partimos do princípio de que as partes do START não estão mais vinculadas a qualquer compromisso ou declaração simétrica no contexto do tratado, incluindo suas disposições fundamentais, e que, em princípio, são livres para escolher seus próximos passos”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
Ao mesmo tempo, indica-se que Moscou “pretende agir de forma responsável e ponderada”, com base em uma análise minuciosa da política militar dos EUA e da situação geral na esfera estratégica.
Termos do acordo
O tratado START III foi assinado em 8 de abril de 2010 pelos então presidentes da Rússia, Dmitry Medvedev, e dos EUA, Barack Obama, e prorrogado sem pré-condições por cinco anos em fevereiro de 2021.
























