Pelo menos quatro pessoas morreram, outras 27 ficaram feridas e uma está desaparecida em Taiwan após a passagem do tufão “Soudelor”, considerado o mais forte do ano e que pode chegar neste sábado (08/08) à China. Entre os mortos, há uma menina de oito anos e sua mãe, arrastadas pelo mar quando brincavam em uma praia no leste da ilha. A irmã gêmea da criança está desaparecida.
Os fortes ventos derrubaram árvores e semáforo e deixaram 1,87 milhão de famílias sem luz. Escolas, escritórios e shoppings ficaram fechados em toda a ilha, além de todos os aeroportos. Voos que se dirigiam a Taiwan foram desviados para Hong Kong ou Osaka (Japão).
Agência Efe
Tufão Soudelor deixou rastro de destruição em Taiwan
NULL
NULL
O centro do tufão chegou à ilha na madrugada da sexta-feira (07/08), com ventos que em algumas áreas chegaram a ser de 250 km /h, enquanto as precipitações foram superiores aos mil milímetros em muitas regiões de Taiwan. Meteorologistas esperam que o tufão perca força neste fim de semana, mas a ilha continuará em alerta por tempestades todos estes dias.
O tufão avança na direção oeste e espera-se que chegue ao litoral da China neste sábado, razão pela qual as zonas mais próximas a Taiwan, como as províncias de Fujian e Zhejiang, declararam alerta laranja (segundo em importância).
Apenas em Fujian, foram evacuadas mais de 158.000 pessoas em zonas de perigo, em sua maioria trabalhadores do setor pesqueiro. Foram ordenados o retorno aoportos de todas as embarcações pesqueiras, e foram paralisados alguns trechos de ferrovia.
(*) Com Efe