O governo ucraniano denunciou a entrada no país de três caminhões russos portando lança-mísseis Grad, na manhã deste domingo (17/08). A arma é capaz de destruir até 15 hectares de superfície.
Andrei Lisenko, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa ucraniano, afirmou durante entrevista que os caminhões atravessaram a fronteira e seguiram em direção à cidade de Nizhni Nagólchik, próxima a Lugansk. Nesta manhã, Kiev também denunciou a invasão do espaço aéreo por aviões russos. De acordo com o governo ucraniano, dez aviões não tripulados foram avistados voando sobre território ucraniano. A maioria das aeronaves estaria próxima à região anexada da Crimeia.
Moscou sempre negou as acusações de apoio bélico aos combatentes pró-Rússia que permanecem dentro da Ucrânia, o que reiterou.
Agência Efe
Homem escoltado por soldado na fronteira do leste da Ucrânia
NULL
NULL
Mais cedo, um avião de caça ucraniano foi abatido enquanto sobrevoava o território controlado pelos separatistas, no leste do país.
Outro comboio de caminhões russos repletos de armamentos também teria entrado no país, composta por 15 blindados, cinco caminhões Kamaz e caminhões-pipa. A informação foi divulgada pelo site de notícias ucraniano “Podrobnosti”, com base em dados da inteligência militar.
Na sexta-feira, as autoridades ucranianas já haviam apontado a entrada de outra coluna militar na região de Lugansk. A Otan e a OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) estão investigando as denúncias.
*Com Agência Efe