A Unesco realizará uma conferência internacional na qual cerca de 400 pessoas analisarão a situação dos recursos aquíferos além das fronteiras, um novo campo de legislação desenvolvido pela ONU, anunciou a entidade nesta quinta-feira (2/12).
Prevista para ser realizada em Paris entre os dias 6 e 8 de dezembro, a reunião vai explorar os desafios surgidos desde que a ONU aprovou em 2008 uma resolução sobre o “direito dos aquíferos além das fronteiras”, entre os quais estão contabilizados os recursos subterrâneos, que representam 96% das reservas de água doce do planeta. Um dos maiores é o Aquífero Guarani, situado sob os territórios de Brasil, Argentina e Paraguai.
Leia mais:
Haverá água para todos?
Israel nega a palestinos livre acesso a água potável, diz Anistia Internacional
Presença militar dos EUA cresce na América do Sul
Cientistas, juristas, pesquisadores e diplomatas, entre outros, vão explorar os diferentes mecanismos para tramitar a água doce subterrânea e transnacional, informou a Unesco.
Trata-se de um encontro com o objetivo de preparar a próxima sessão da Assembleia Geral da ONU em 2011, sobre a possível adoção de uma convenção sobre a água transnacional, acrescentou a organização com sede em Paris.
Além disso, a reunião “Aquíferos além das fronteiras: desafios e perspectivas” revisará o estoque do primeiro mapa desse tipo de recursos, publicado há dois anos pela Unesco.
A reunião da próxima semana conta com o apoio da Associação Internacional de Hidrogeologistas (IAH, em inglês) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUE).
Siga o Opera Mundi no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
NULL
NULL
NULL