Quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Compartilhe:

Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia conseguiram chegar a um consenso para conceder à Sérvia o status de país candidato à adesão ao grupo. A decisão cabe ao Conselho de Assuntos Gerais, que acontece na terça-feira (28/02), mas os titulares de Exteriores já analisaram o dossiê sérvio e constataram que nenhum dos 27 rejeita uma decisão a favor de Belgrado.

A informação foi adiantada nesta segunda-feira (27/02) pelo titular francês, Alain Juppé, e por fontes comunitárias. “Está feito. Não há nenhuma objeção”, afirmou Juppé em declarações fora da reunião, embora o acordo formal deva ser fechado pelos titulares de Assuntos Europeus.

E-mail

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.

Canal do WhatsApp O mundo em movimento direto no seu celular.
Siga
TV Opera Mundi Opinião, contexto e coragem jornalística.
Sintonize

Com a previsão de uma decisão positiva, a Comissão Europeia anunciou que o presidente sérvio, Boris Tadic, se reunirá com o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, nesta terça-feira, em Bruxelas. Caso o acordo seja fechado, os chefes de Estado e Governo comunitários devem referendá-lo na cúpula das próximas quinta e sexta-feiras.

“Acredito ser possível que amanhã seja dado e confirmado no Conselho Europeu o status de candidato à Sérvia”, afirmou o ministro belga de Relações Exteriores, Didier Reynders. As declarações feitas na entrada da reunião desta segunda-feira por vários responsáveis mostraram a intenção geral de declarar a Sérvia como país candidato.

Cobertura especial Veja os resultados do 1° turno das Eleições Acompanhe

Para o titular sueco, Carl Bildt, a Sérvia cumpriu com as condições para ter tal status. “O acordo da semana passada abre o caminho a relações contratuais entre Kosovo e a UE e isso é um grande passo para Kosovo”, acrescentou. A candidatura sérvia ganhou força na sexta-feira passada (24/02), com o acordo entre Sérvia e Kosovo, sob mediação da UE, sobre a participação da ex-província sérvia em fóruns regionais balcânicos. 

A concessão à Sérvia do status de país candidato à adesão à União Europeia deveria ter sido dada em dezembro de 2011, mas os líderes comunitários preferiram ter mais tempo para julgar se Belgrado tinha avançado o suficiente em sua relação com o Kosovo.

A Alemanha esteve entre os países mais duros com a Sérvia, mas nos últimos dias mostrou sua disposição a apoiar a candidatura de Belgrado. As reservas alemãs se deviam, principalmente, às tensões dos últimos meses entre a população albano-kosovar e a minoria sérvia no norte do Kosovo, que provocaram choques com as forças internacionais na região, que contam com grande participação de soldados alemães.

Ministros de Relações Exteriores adiantam decisão que deve ser tomada amanhã

NULL

NULL

NULL

Mais lidas