Quarta-feira, 11 de junho de 2025
APOIE
Menu

Quatro empresas de pesquisa publicaram nesta quinta-feira (24/10) as últimas pesquisas autorizadas antes do primeiro turno das eleições presidenciais no Uruguai, que acontecem no próximo domingo (27/10).

Segundo a consultora Opción, o candidato da coalizão progressista Frente Ampla, Yamandú Orsi, tem 45% das intenções de voto.

O percentual do representante da esquerda o coloca com uma vantagem de 21 pontos sobre o segundo colocado, Álvaro Delgado, do Partido Nacional. O candidato governista, que foi ministro porta-voz do governo neoliberal do atual presidente, Luis Lacalle Pou, aparece com 24%.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Leia também:

Orsi, Delgado e Ojeda: quem são candidatos que tentam chegar ao poder no Uruguai

Emissora do Uruguai usa IA para forjar participação de candidato da esquerda em falso debate

Frente Ampla realiza ‘Caravana da Vitória’ e acredita em chance de ganhar no primeiro turno

Na terceira colocação aparece Andrés Ojeda, do conservador Partido Colorado, com 16%. As demais oito candidaturas juntas reúnem 11%.

A pesquisa da Factum mostra Orsi com 45,5% de intenção de voto, enquanto Delgado fica em segundo com 25,1% e Ojeda em terceiro com 15,2%. Os demais candidatos juntos ficariam com 10,8%.

Movimento de Participação Popular
Primeiro turno das eleições no Uruguai acontece neste domingo (27/10)

Outra pesquisa publicada nesta quinta foi a da consultora Cifra, que apresenta o maior percentual a favor de Orsi, mostrando um cenário que possibilitaria a vitória já no primeiro turno.

Nessa medição, o candidato da Frente Ampla aparece com 46% das intenções de voto, enquanto o representante do Partido Nacional tem 25% e o do Partido Colorado tem 16%. Os demais somados ficariam com 9%.

A última pesquisa publicada nesta quinta foi a da consultora Equipos, que também mostrou Orsi perto de uma vitória no primeiro turno, com 45,8% das intenções de voto.

Nesse estudo, Delgado aparece em segundo com 24,8%, Ojeda em terceiro com 17,7% e os demais candidatos somados ficariam com 8,3%.

 

Com informações do El Observador.