A Universidade de Comunicações de Xangai, na China, divulgou nesta quarta-feira (15/08) a edição deste ano para seu ranking das 500 melhores instituições de ensino superior do mundo. Com base em critérios de volume de pesquisa e produção acadêmica, a USP (Universidade de São Paulo) figurou entre as 150 primeiras da lista e é a mais bem colocada na América Latina.
NULL
NULL
O primeiro lugar ficou com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Das dez melhores, apenas a Universidade de Cambridge (5ª colocada) e a Universidade de Oxford (10ª) não são norte-americanas.
No conjunto das universidades latino-americanas, estão ao lado da USP a UBA (Universidade de Buenos Aires) e a Unam (Universidade Nacional Autônoma do México), que aparecem entre as 200 melhores.
Os critérios da listagem não levam em consideração a qualidade da graduação, mas antes o volume da produção científica de cada instituição. São relevantes por exemplo, o número de prêmios Nobel, a quantidade de medalhas Fields (prêmio da área de Matemática) e o volume de artigos publicados em veículos como a revista Science.
Arte/OperaMundi
Fonte: Academic Ranking of World Universities 2012 – University of Xangai.