Terça-feira, 10 de junho de 2025
APOIE
Menu

O velório do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica foi concluído no final da tarde desta quinta-feira (15/05), por volta das 17h (tanto na hora local quanto na de Brasília), com a presença de dezenas de milhares de pessoas entoando cantos de “Olê, olê, olê, olê… Pepe, Pepe”, do lado de fora do Palácio Legislativo, sede do Congresso uruguaio, onde o evento se realizou.

Em outro momento, antes do encerramento do velório, a multidão também cantou a música “A Don José”, do compositor e poeta uruguaio Alfredo Zitarrosa, que era interpretada pela dupla Eduardo Larbanois e Mario Carrero, dois músicos populares do país, que se apresentaram em um pequeno púlpito colocado ao lado do salão cerimonial.

O féretro de Mujica esteve fechado durante todo o velório, adornado por uma bandeira do Uruguai e pela chamada “bandeira de Artigas” – símbolo do líder independentista uruguaio José Gervasio Artigas (1764-1850). Após o encerramento, ambas foram entregues à viúva, Lucía Topolansky.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Ver | A grande história de amor de Pepe Mujica

Ver | Guerrilheiro Mujica protagonizou episódios cinematográficos da história uruguaia

Antes da retirada do caixão do salão cerimonial do Palácio Legislativo, o escritor Mauricio Rosencof, amigo e ex-companheiro no Movimento de Liberação Nacional – Tupamaros (MLN-T), leu um poema recordando o período em que ambos estavam presos, durante a ditadura uruguaia, entre 1973 e 1985.

“Você se lembra daqueles dias, Pepe? Onze anos que vivemos isolados sob a terra, sem nos ver, sem livros. Reinventamos o código morse batendo com os dedos nas paredes, abrindo nela uma janelinha à vida”, diziam os versos do ex-militante tupamaro.

Antes do fim do velório, o caixão foi visitado pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo presidente do Chile, Gabriel Boric, que saíram às pressas da cúpula entre China e os chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) para dar seu último adeus ao ex-líder político uruguaio.

Dezenas de milhares de pessoas acompanharam o velório de Pepe Mujica em Montevidéu
Frente Ampla / X

Funeral

Mujica faleceu na última terça-feira (13/05), aos 89 anos, vítima de problemas decorrentes de um câncer no esôfago que enfrentava desde abril de 2024.

Cumprindo o desejo manifestado pelo próprio ex-presidente do Uruguai – cujo mandato ocorreu entre 2010 e 2015) –, seu corpo será cremado nesta sexta-feira (16/05) e suas cinzas serão depositadas em uma sepultura ao lado de uma das árvores da chácara onde ele viveu as últimas décadas de sua vida.

No mesmo local, também estão enterrados os restos da cadela Manuela, que ele costumava chamar de “o membro mais fiel do meu governo”.

A cremação e o enterro dos restos do líder político acontecerão em cerimônia privada.

 

Com informações de La República.