Velório de Pepe Mujica começa nesta quarta; Uruguai declara luto de três dias
Ex-presidente uruguaio será velado no Salão dos Passos Perdidos do Parlamento
As autoridades do Uruguai estão organizando o funeral do ex-presidente José “Pepe” Mujica, que morreu nesta terça-feira (13/05), aos 89 anos. O líder da esquerda uruguaia estava sob cuidados paliativos decorrente do câncer no esôfago, problema de saúde que foi diagnosticado em abril de 2024.
A previsão é de que o caixão saia por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (14/05), em carreata, da Torre Executiva, sede presidencial uruguaia. Ele seguirá para a sede do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros e de lá para a sede da Frente Ampla (FA).
O cortejo seguirá então para a sede do Movimento de Participação Popular (MPP), do qual ele foi líder e que integra a Frente Ampla.
Segundo a Prensa Latina, o velório poderá ser realizado no Salão dos Passos Perdidos do Parlamento Nacional e poderá se estender até a próxima sexta-feira (16/05), para que todos possam prestar homenagem ao líder progressista. Já o periódico local La Diaria informou que a despedida poderá ocorrer entre às 15h da quarta até o meio-dia da quinta-feira (15/05).
Também foi anunciado que os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Chile, Gabriel Boric e da Colômbia, Gustavo Petro, viajarão para Montevidéu a fim de prestar suas homenagens. A ex-presidente argentina Cristina Fernández, que recentemente o visitou em sua fazenda no oeste da capital uruguaia, também se despedirá dele.

Kaloian / Ministerio de Cultura de la Nación/Wikicommons
Segundo a mídia local, além de líderes mundiais, o velório também será aberto ao público e à imprensa.
Além dos eventos, os ministros do país estão assinando o decreto oficial de luto, que exige que a bandeira uruguaia seja baixada a meio mastro e que as atividades oficiais sejam suspensas também até a próxima sexta. O La Diaria também informou que a presidente da Assembleia Geral, Carolina Cosse, assinou a suspensão das atividades legislativas que estavam programadas.
É esperado que Mujica seja enterrado em sua famosa chácara em Rincón del Cerro, onde viveu até seu falecimento com sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky.
“Eu vou morrer aqui. Ali fora há uma sequoia grande. A Manuela (sua cadela) está enterrada lá. Estou fazendo os papéis para que também me enterrem ali”, declarou Mujica em janeiro passado, quando havia anunciado que o câncer tinha se espalhado pelo seu corpo.
(*) Com Prensa Latina e informações do La Diaria
