O governo da Venezuela fechou as fronteiras e suspendeu todos os voos proveniente e em direção à Colômbia. A medida entrou em vigência às 5h da manhã (horário local) desta sexta-feira (101) e está prevista para durar até às 5h da manhã da próxima segunda-feira (13/11).
A decisão ocorreu horas antes da cerimônia de posse do presidente Nicolás Maduro, que foi reeleito para um terceiro mandato e realizou o protocolo presidencial nesta tarde na Assembleia Nacional do país.
Segundo o governador de Táchira, Freddy Bernal, há um “complô internacional” para “perturbar a paz dos venezuelanos”. “Ordenamos, sob instrução do presidente Nicolás Maduro, o fechamento da fronteira com a Colômbia”, disse.
“Faço um chamado à compreensão de todos os setores da sociedade: pecuaristas, empresários, empreendedores e todo o povo que cruza a fronteira”, apelou.
As autoridades do estado fronteiriço de Zulia, governado pela oposição, também confirmaram o fechamento de suas fronteiras terrestres com a Colômbia, com destacamentos de tropas da Guarda Nacional Bolivariana (GNB).
Já a suspensão dos voos foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores colombiano. Pelas redes sociais, a chancelaria afirmou que a decisão foi tomada de maneira unilateral e que, por parte do governo da Colômbia, as fronteiras seguiriam abertas.
“O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia foi informado ontem pelo governo da República Bolivariana da Venezuela, através dos devidos canais diplomáticos, que unilateralmente e por motivos internos fecharão a fronteira com a Colômbia e seu espaço aéreo por 72 horas a partir das 5h”, disse, em anúncio feito à meia-noite desta sexta-feira.
(*) Com Brasil de Fato.