Sábado, 24 de janeiro de 2026
APOIE
Menu

A polêmica sobre uma suposta taxação aos produtos brasileiros na Venezuela teria sido solucionada nesta segunda-feira (28/07), após o sistema eletrônico alfandegário do país vizinho ter consertado um erro no sistema que acabou gerando uma taxação indevida, que se manteve vigente por alguns dias.

A informação é do jornal Folha de São Paulo, que afirma ter consultado uma fonte interna do Governo Federal brasileiro, que explicou a situação.

Tudo que a grande mídia não mostra, do seu jeito.

Ícone Newsletter

Newsletter

Notícias internacionais, com análise crítica e independente. Sem filtros.
Ícone WhatsApp

Canal do WhatsApp

O mundo em movimento direto no seu celular. Informação pronta para compartilhar
Ícone YouTube

OM no YouTube

Opinião, contexto e coragem jornalística. Tudo no nosso canal. Sintonize em Opera Mundi

Devido ao erro no sistema, os produtos brasileiros passaram a ser taxados em alíquotas que variaram entre 15% e 77%, dependendo do produto, situação que durou alguns dias, até a reparação do problema.

Histórico do conflito

A polêmica sobre a taxação de produtos brasileiros na Venezuela surgiu na sexta-feira (25/07), quando o governo estadual de Roraima e a Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) denunciaram a cobrança das taxas por parte das alfândegas do país vizinho.

Mais lidas

Ver | Chavismo conquista Caracas e 85% das cidades em eleições municipais da Venezuela

Vale destacar que o Estado de Roraima possui na Venezuela o maior mercado consumidor dos seus produtos, aproveitando a localização geográfica – a maior parte das fronteiras brasileiras com os venezuelanos estão nos limites desse estado.

Acordo de 2014

Com a normalização do sistema, os produtos brasileiros que ingressam no país vizinho voltaram a ter tarifa zero.

A isenção de taxas no comércio entre Brasil e Venezuela faz parte de um acordo de complementação econômica assinado em 2014, durante o governo da presidente Dilma Rousseff (2011-2016).