Vice-chanceler argentino discutirá em Brasília temas da agenda bilateral
Vice-chanceler argentino discutirá em Brasília temas da agenda bilateral
O vice-chanceler argentino, Alberto D'Alotto, se reunirá na terça-feira (9/11) em Brasília com o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Patriota, com quem analisará temas bilaterais, antecipou nesta segunda-feira (8/11) a Chancelaria do governo de Cristina Kirchner.
A reunião, de acordo com nota do ministério argentino, é parte “dos encontros periódicos do Mecanismo de Cooperação e Coordenação Bilateral Brasil-Argentina e será preparatória ao encontro bilateral que será mantido pelos presidentes antes do fim do ano”, como estipula o acordado por ambos os governos.
Leia também:
Brasil, Espanha, Portugal e Argentina assinam acordo para agilizar extradição
Argentina anuncia que poderá enriquecer urânio a partir de 2011
Um dos temas da agenda será o estado dos objetivos propostos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina, em encontro em San Juan, localidade argentina que, em agosto passado, sediou o encontro de líderes dos países-membros do Mercosul, que reúne — além das duas nações — Paraguai e Uruguai, e a Venezuela em processo de adesão.
Entre os projetos incluídos destacam-se as atividades conjuntas nas áreas nuclear, espacial e de defesa, o desenvolvimento da infraestrutura, a coordenação macroeconômica e a cooperação entre o Bice (Banco Nación e o Banco de Investimento e Comércio Exterior) com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Lula e Cristina devem encontrar-se em dezembro, por pelo menos duas ocasiões — durante a Cúpula Íbero-Americana, na cidade argentina de Mar del Plata, que ocorrerá nos dias 3 e 4, e na Cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu, no dia 17.
Estes estarão entre os últimos compromissos do líder brasileiro no cenário político internacional, já que em janeiro ele transmitirá a faixa presidencial à presidente eleita Dilma Rousseff.
Siga o Opera Mundi no Twitter
NULL
NULL
NULL