Domingo, 15 de junho de 2025
APOIE
Menu

A fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns Neumann, é uma das vítimas do terremoto que atingiu ontem (12) o Haiti. Ela tinha 76 anos. Zilda havia viajado a Porto Príncipe ontem e, no momento da tragédia, estava caminhando pelas ruas, acompanhada de um tenente brasileiro. Segundo informações do gabinete do senador paranaense Flávio José Arns, sobrinho de Zilda, a morte foi imediata após destroços de um prédio desabarem sobre ela.

O senador Flávio Arns viaja hoje ao Haiti, juntamente com autoridades brasileiras, entre elas o embaixador do Brasil Igor Kipman, que está em Brasília. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Zilda. A informação foi dada pelo ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, ao deixar reunião com Lula na manhã de hoje (13). “O presidente está absolutamente chocado com a toda a situação”, disse.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, Zilda era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do Conselho Nacional de Saúde e membro do CDES (Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Outros brasileiros

Além de Zilda, mais quatro brasileiros morreram. Eles eram militares e pertenciam ao contingente do exército brasileiro que lidera as tropas de paz da ONU (Organização das Nações Unidas).

“O Exército brasileiro, consternado e imbuído do mais alto sentimento de solidariedade, está empenhado em prestar todo apoio necessário às famílias dos militares vitimados pela tragédia”, informou o general Carlos Alberto Neiva Barcellos, chefe da Comunicação Social do Exércio, por meio de comunicado. 

Doações

No Brasil, é possível depositar qualquer quantia em conta bancária
aberta pela ONG carioca Viva Rio, que desempenha projetos sociais no
Haiti:Banco do Brasil/ Agência 1769-8/ Conta: 5113-6

Organizações internacionais recebem doações pela internet. No site da Oxfam America, é possível doar quantias de 35 a 5 mil dólares. No Yele Haiti Fund,
você colabora apenas uma vez ou pode criar um plano de pagamento. As
quantias vão de 25 a 300. Para a Cruz Vermelha, basta ir ao site da entidade, como também no endereço das Nações Unidas

Zilda Arns é uma das vítimas do terremoto no Haiti

NULL

NULL

NULL