Pela segunda vez na história do Mundial de Futebol, o Brasil é o país anfitrião do maior evento esportivo do planeta. Talvez a principal diferença entre o torneio de 1950 e o de 2014 esteja no alcance e na instantaneidade com que bilhões de pessoas acompanham os jogos, resultados e fatos relacionados à Copa.
Ao mesmo tempo em que o futebol e as Copas ganharam cada vez mais adeptos e torcedores, maior passou a ser a cobertura da mídia do evento que acontece a cada quatro anos. No caso do Brasil de 2014, são cerca de 20 mil jornalistas de todos os cantos do mundo relatando, fotografando e mostrando o que acontece no país.
A Samuel, agora em sua versão eletrônica, também dedica o período da Copa a trazer o que a mídia independente do Brasil e do mundo vem registrando sobre o antes, o durante e o depois do evento, seus participantes e espectadores. Textos e vídeos postados diariamente darão a medida dos diferentes olhares e observações que irão marcar o cotidiano dos 32 países representados no evento.
Veja todo o material do especial Samuel na Copa:
A intimidade dos brasileiros com a essência do futebol
Seleção australiana tem música oficial gravada por cantora pop
“Allez les bleus! Viva l'Algérie!”
Divulgação
Evento de lançamento da réplica da camisa promocional da seleção japonesa: o Pikachu vai trazer sorte?
A Associação de Futebol do Japão anunciou que todas as réplicas de camisas da Copa do Mundo terão um Pikachu desenhado no peito, como parte de um programa para que as pessoas torçam mais e se identifiquem com o escrete nipônico no mundo inteiro.
O uniforme temático é fruto de uma colaboração entre a Adidas, que patrocina a seleção, e a Nintendo, que é a dona dos direitos do desenho Pokémon (do qual Pikachu é um dos personagens).
A camisa promocional está sendo vendida no Japão por 7.400 ienes, o equivalente a R$ 162. Além dela, também fazem parte da coleção camisetas, adesivos, bolas, bonés, bonecos, toalhas, cachecóis, garrafas térmicas, até mesmo bolos recheados e macarrão instantâneo entre outros itens.
Dois meses atrás, Pokémon teve seus principais e mais recentes personagens escolhidos como mascotes da seleção num anúncio feito pela Associação de Futebol do Japão.
Lembrando que o Japão está no grupo C junto com Colômbia, Costa do Marfim e Grécia. A seleção japonesa vai precisar de muita força para se classificar em um grupo difícil que tem como cabeça de chave a Colômbia, uma das seleções mais promissoras do mundo que conta volta à Copa com fome de bola e com seu principal jogador, o artilheiro Falcao García, se recuperando de uma lesão séria no joelho, Costa do Marfim que tem Drogba, o maior artilheiro africano da UEFA Champions League, e Yaya Touré, o melhor jogador africano da atualidade, além da seleção grega que é um time forte e alto comandado pelo centroavante Samaras.
O Japão participa da Copa do Mundo desde 1998 e tem se classificado direto desde então. Seus melhores desempenhos foram em 2002 e 2010 quando chegou até as oitavas de final sendo eliminadas pela Turquia (por 1×0, Turquia foi terceira colocada contra a Coréia do Sul, outro país-sede de 2002) e Paraguai (0×0 no tempo normal e 5×3 nos pênaltis) respectivamente, além de terem conseguido uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1968 na cidade do México.
E aí, vão comprar uma camisa do Japão com Pikachu para torcer ou colecionar?
Texto publicado originalmente em Genkidama, portal brasileiro que trata da cultura pop japonesa.
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