A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11/03) pandemia de covid-19, o novo coronavírus. O órgão estima que os números de casos e mortes aumentem.
O termo pandemia é utilizado para descrever uma situação onde há uma doença infecciosa que pode ameaçar muitas pessoas de forma simultânea no mundo todo. O mais recente balanço da OMS sobre o número de casos aponta que há mais de 118 mil infectados em 114 países e 4.291 mortes.
“Pandemia não é uma palavra para ser usada de forma leviana ou descuidada. É uma palavra que, se usada erroneamente, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI
Até então, a OMS declarava o coronavírus como uma epidemia, uma classificação usada quando uma doença em determinada região, ou em um país, se espalha rapidamente entre as pessoas e gera um surto epidêmico. No entanto, pandemia é o estágio em que a doença infecciosa atinge outros continentes, não somente uma região.
O diretor disse que a declaração de pandemia não “altera” nenhuma das avaliações feita pela OMS da “ameaça representada por este coronavírus”. “Não muda o que a Organização Mundial da Saúde está fazendo e nem o que os países devem fazer”, afirmou.
Em entrevista coletiva de imprensa, Ghebreyesus afirmou que a organização está avaliando constantemente o surto da doença e estão “profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade com os níveis alarmantes de inação”, disse.
Reprodução
OMS afirma que espera que número de casos e mortes aumentem
O diretor também falou sobre a importância das medidas de controle de propagação do vírus afirmando que se os países fizerem todo o procedimento de testes, isolamento, rastreamento e mobilização em pessoas infectadas, “pode impedir que esses casos se tornem aglomerados e esses aglomerados se tornem uma transmissão de toda uma comunidade”.
“Esta não é apenas uma crise de saúde pública, é uma crise que afetará todos os setores. Portanto, todos os setores e todos os indivíduos devem estar envolvidos na luta”, disse Ghebreyesus afirmando que o surto é “factível” e que todos estão “juntos para fazer as coisas darem certo com calma e proteger os cidadãos do mundo”.
O diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, afirmou que a nova definição é uma “descrição da situação”, que não significa uma “mudança na situação”. Geralmente, a denominação pandemia é empregada quando é descoberto um novo vírus que é capaz de afetar um grande número de seres humanos com facilidade e ainda ser transmitido de forma continuada, de uma pessoa para outra.
“A declaração de uma pandemia não é como a de uma emergência internacional, é uma caracterização ou descrição de uma situação, não é uma mudança na situação”, disse.