O governo da Espanha deu permissão para que as autoridades de saúde estatais do país assumam o controle de hospitais privados para atender e hospitalizar casos de coronavírus.
A decisão, divulgada na tarde desta segunda-feira (16/03), vem após a Espanha se tornar o segundo país europeu mais afetado pela pandemia do Covid-19, atrás apenas da Itália.
Segundo disposição do Ministério da Saúde espanhol comunicada no Diário Oficial, “as autoridades sanitárias competentes […] poderão habilitar espaços para uso sanitário em locais públicos ou privados, que reúnam as condições necessárias para prestar atendimento”.
QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI
“Os recursos sanitários, públicos e privados, das comunidades estarão sob as ordens dos Conselhos de Saúde de cada território”, informou o governo.
O ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, justificou a medida afirmando que o país precisa ter “todos os meios para proteger a saúde e o interesse público”.
“[A medida] visa garantir a coesão do sistema de saúde e que todos os cidadãos possam ser atendidos em condições de igualdade”, disse o ministro.
Ministerio de Sanidad
Ministro da Saúde disse que país precisa ter ‘todos os meios para proteger o interesse público’
O governo do primeiro-ministro socialista Pedro Sánchez ainda determinou que estudantes do quarto ano de medicina e residentes nas áreas de tratamento intensivo e geriatria tenham seus contratos prorrogados para serem colocados à disposição do Estado no combate ao coronavírus.
Ainda segundo o Ministério da Saúde espanhol, as empresas e laboratórios particulares que façam diagnósticos ou produzam máscaras e outros produtos que possam ser empregados no combate ao coronavírus têm 48 horas para informar o governo da sua existência e da sua capacidade produtiva.
Madri ainda determinou que todos os aposentados do sistema de saúde com menos de 70 anos “deverão estar disponíveis” caso sejam requisitados a prestar serviços no combate à pandemia.
Segundo o diretor de emergências sanitárias do Ministério da Saúde, Fernando Simón, a Espanha registrou 1.987 novos casos nas últimas 24 horas e chegou a 11.178 casos no total. Até o momento, 491 pessoas morreram por complicações geradas pelo coronavírus.