A rede Comunicação em Defesa de Direitos (Cardume) e a Associação Brasileira de ONGs (Abong) lançaram nesta terça-feira (09/06) uma campanha em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), para reforçar a importância da saúde pública gratuita na sociedade brasileira.
Em uma construção coletiva entre as organizações, a campanha pretende evidenciar o trabalho do SUS em meio à pandemia do novo coronavírus.
“Durante a pandemia, ele é o principal responsável por atendimento hospitalar, testagem, internação e pesquisa de novas vacinas. Tudo isso de graça para a população”, afirma a Abong.
No entanto, a campanha pretende mostrar ainda que o sistema de saúde não é importante somente neste momento de crise da covid-19. Em vídeo divulgado também nesta terça-feira, elucida o trabalho e as conquistas do SUS, como o número de atendimentos, vacinas disponibilizadas e outras assistências do sistema à população do país.
Os coletivos também liberaram uma petição que pede a revogação da PEC do Teto de Gastos, emenda constitucional que limita as despesas do governo federal durante 20 anos, que prejudica os investimentos na área da saúde do Brasil.
“Quando atacarem o SUS, defenda […] o SUS é direito da população”, dizem as organizações.
Sandro Barros / Prefeitura de Olinda
Campanha mostra importância do Sistema Único de Saúde para a sociedade do país