O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decretou estado de quarentena em sete estados do país a partir desta segunda-feira (16/03) para combater a pandemia do coronavírus.
A medida vem após o mandatário declarar estado de emergência na última sexta-feira (13/03). Nesta segunda, o governo confirmou um total de 17 casos de contaminação pelo coronavírus no país.
“Declarei quarentena social e coletiva nos estados de Miranda, La Guaira, Zulia, Táchira, Apure, Cojedes e Distrito Capital [Caracas] a partir das 05h desta segunda-feira para conter a expansão do Covid-19 no país. Fique em casa! Vamos proteger a saúde de todos”, disse Maduro.
QUEREMOS CONHECER VOCÊ MELHOR, LEITOR E ESPECTADOR DE OPERA MUNDI. CLIQUE AQUI
Pela manhã, a vice-presidente venezuelana Delcy Rodríguez acompanhou o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, no início da execução do Plano de Ação para quarentena na entrada da capital Caracas.
#VIDEO ? | Vicepresidenta de Venezuela, @DrodriguezVen, recuerda que están suspendidas las clases en todo el país. Los niños serán asistidos por el Ejecutivo Nacional mediante vías telemáticas #QuédateEnCasa#CuarentenaColectivaSocial pic.twitter.com/tUdK1WoETw
— VTV CANAL 8 (@VTVcanal8) March 16, 2020
FANB
Ministro da Defesa da início ao Plano de Ação de quarentena em sete estados
Com a decisão do governo venezuelano, as vias de acesso aos sete estados serão controladas pelas Forças Armadas e as passagens só serão permitidas em casos de extrema importância.
Os moradores dos respectivos estados também só poderão sair de suas casas para serviços essenciais como compra de alimentos ou emergências médicas. “Estão suspensas as atividades escolares e laborais, com exceção dos serviços de distribuição de alimentos, medicamentos e segurança”, informou a vice-presidente.