Com muito pouco você
apoia a mídia independente
Opera Mundi
Opera Mundi APOIE
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Podcasts
Sociedade

Aula Pública Opera Mundi: O que a vida de Florestan Fernandes nos ensina sobre o direito à educação?

Encaminhar Enviar por e-mail

Haroldo Ceravolo Sereza, doutor em letras pela USP, discute como trajetória intelectual do pensador brasileiro ajudou a repensar as dinâmicas da educação brasileira

Redação

2017-07-06T12:40:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Florestan Fernandes é um dos grandes intelectuais do século 20. Autor de 'A revolução burguesa no Brasil' — livro seminal para a interpretação social do país —, o sociólogo concentrou boa parte da vida em defesa daquilo que ele não teve: direito à educação, ou seja, uma formação regular e que respeitasse a singularidade dos indivíduos.



Esta é uma das análises de Haroldo Ceravolo Sereza, doutor em letras pela USP e autor do livro 'Florestan, a Inteligência Militante', ao discutir O que a Vida de Florestan Fernandes nos Ensina Sobre o Direito à Educação, na Aula Pública Opera Mundi.

Clique aqui para assistir a todos os episódios da Aula Pública Opera Mundi

Nascido em uma família pobre, Florestan teve que interromper os estudos para trabalhar. Só depois de alguns anos, conseguiu concluir o ciclo básico em uma escola para jovens e adultos. Foi nessa época que entrou na Universidade de São Paulo (USP), onde, anos depois, se tornaria professor, construindo uma carreira acadêmica de destaque. Todavia, a trajetória educacional de Florestan foi marcada por percalços que quase inviabilizaram sua ascensão intelectual.

"Florestan passou por uma experiência muito difícil. Ao ouvir as palavras dele, você sente a dor em cada passo que ele deu. Por exemplo, entre os familiares, tinha uma resistência muito grande para que ele estudasse, pois tinham medo que ele deixasse de fazer parte da família. Portanto, ao invés de ajudar, os próprios familiares criavam dificuldades para que Florestan estudasse", explica Sereza.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Haroldo Ceravolo Sereza: O que a vida de Florestan Fernandes nos ensina sobre o direito à educação?

No segundo bloco, Sereza responde perguntas do público, na Universidade Anhembi Morumbi, campus Vila Olímpia


Na USP, Florestan percebeu que ele era o diferente da turma. Em razão da origem humilde, as coisas eram mais complicadas. Então, após tirar notas baixas e ter dificuldades para acompanhar os colegas, ele teve que estudar mais, de forma quase obsessiva, passou a ficar mais tempo na biblioteca, e se esforçar até se tornar aluno de destaque, admirado pelos professores.  

"Quantos iguais a mim não conseguiram chegar até lá? Quantos ficaram no meio do caminho? Essas eram perguntas que permeavam o pensamento de Florestan. Foi nesse sentido que ele se tornou na década de 60 um grande batalhador da educação. Após consolidar a carreira como sociólogo, a escola passa a ser uma questão central de seu pensamento. Ele participa de uma campanha em defesa da escola pública, que, mais tarde, foi uma das razões para o golpe de 1964. Não havia interesse das classes dirigentes em garantir a democratização do conhecimento", afirma Sereza.

"No ano de 1986, eleito deputado federal, Florestan pede para participar da comissão de educação da Constituinte. Durante esse processo, ele joga pesado para que o país tenha regras que permitam a expansão do ensino e a garantia do ensino público e gratuito em toda a sociedade. Florestan também trabalha pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, projeto que define e regulariza a educação brasileira com base nos princípios constituionais. Ou seja, ele reservou grande parte da vida dele para lutar por aquilo que ele não teve: educação regular", conclui.

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Haroldo Ceravolo Sereza discute como a vida de Florestan se entrelaçou com a luta pelo direito à educação

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Coronavírus

Coronavírus na África: siga, com mapas e gráficos, a situação da pandemia no continente

Encaminhar Enviar por e-mail

Em mapas e gráficos interativos, é possível acompanhar a evolução da pandemia da covid-19 nos países africanos

Redação Opera Mundi

São Paulo (Brasil)
2021-02-26T22:00:00.000Z

Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

Em mais um recurso para a cobertura da pandemia do novo coronavírus, Opera Mundi selecionou mapas e gráficos elaborados pelo site Our World in Data, um projeto vinculado à Universidade de Oxford, no Reino Unido, pelo qual é possível acompanhar as últimas atualizações da covid-19 na África.

Os gráficos e mapas estão em inglês e têm uma defasagem máxima de 24 horas. Os dados que os alimentam são coletados pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças da União Europeia.

Passe o mouse ou clique nas linhas para ver os números. Você também pode obter informações de cada país passando o mouse dentro do mapa. Se você quiser assistir a uma animação que mostra as evoluções, basta clicar no símbolo de play ( ) no pé de cada gráfico.


Corrida da vacina: quais países já começaram a imunizar contra a covid-19?


É possível acompanhar a situação do Brasil durante a pandemia com gráficos e mapas aqui. A evolução da pandemia a nível global está disponível aqui.

Antes, abaixo, você vê a tradução do nome dos países do inglês para o português. Arraste a tabela para o lado, se precisar:

InglêsPortuguêsInglêsPortuguês
AlgeriaArgéliaLiberiaLibéria
AngolaAngolaLibyaLíbia
BeninBenimMadagascarMadagascar
BotswanaBotswanaMalawiMalawi
Burkina FasoBurkina FasoMaliMali
BurundiBurundiMauritaniaMauritânia
Cabo VerdeCabo VerdeMauritiusMaurícia
CameroonCamarõesMoroccoMarrocos
Central African RepublicRep. Centro-AfricanaMozambiqueMoçambique
ChadChadeNamibiaNamíbia
ComorosIlha de ComoresNigerNíger
Congo, Dem. Rep. of theRep. Democr. do CongoNigeriaNigéria
Congo, Republic of theRepública do CongoRwandaRuanda
Cote d'IvoireCosta do MarfimSao Tome and PrincipeSão Tomé e Príncipe
DjiboutiDjiboutiSenegalSenegal
EgyptEgitoSeychellesIlhas Seychelles
Equatorial GuineaGuiné EquatorialSierra LeoneSerra Leoa
EritreaEritreiaSomaliaSomália
EswatiniEswatiniSouth AfricaÁfrica do Sul
EthiopiaEtiópiaSouth SudanSudão do Sul
GabonGabãoSudanSudão
GambiaGâmbiaTanzaniaTanzânia
GhanaGanaTogoTogo
GuineaGuinéTunisiaTunísia
Guinea-BissauGuiné-BissauUgandaUganda
KenyaQuêniaZambiaZâmbia
LesothoLesotoZimbabweZimbábue


Novos casos

Neste mapa, você vê quantos novos casos já foram confirmados no continente africano. Passe o mouse ou clique em cada país (se você estiver no celular) para ver o número.

Evolução de casos

Por este gráfico, é possível acompanhar a evolução dos casos nos países onde há dados disponíveis.

Casos em comparação com outros continentes

Neste gráfico, você consegue comparar a quantidade de casos na África com outros continentes. É possível analisar os números africanos em relação aos da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania.

Número de mortes

Neste mapa, você vê o número total de mortos por covid-19 na África. Até o momento, países da região norte lideram em número de vítimas. Passe o mouse ou clique em cada país (se você estiver no celular) para ver o número.

Evolução de mortes

Por este gráfico, é possível acompanhar a evolução das mortes nos países onde há dados disponíveis.

Mortes por milhão de habitantes

Neste gráfico, você consegue acompanhar a quantidade de mortes em decorrência do novo coronavírus em proporção para cada milhão de habitantes do continente. (Tradução: x.x deaths por million = x.x mortes por milhão)

Mortes em comparação com outros continentes

Neste gráfico, você consegue comparar a quantidade de mortes por covid-19 na África com outros continentes. É possível analisar os números africanos em relação aos da Europa, América do Norte, América do Sul, Ásia e Oceania.

Curva de casos

O gráfico logarítmico abaixo mostra como a curva de casos confirmados na África está evoluindo, ao mesmo tempo, a compara com alguns dos países mais afetados pelo coronavírus do mundo.

Este gráfico contém outros países que não estão na África para efeito de comparação (United States = Estados Unidos; Spain = Espanha; Italy = Itália; Brazil = Brasil).

Curva de mortes

O gráfico logarítmico abaixo mostra como a curva de mortes por coronavírus confirmadas da África está evoluindo, ao mesmo tempo, a compara com alguns dos países mais afetados pelo coronavírus do mundo. 

Este gráfico contém outros países que não estão na África para efeito de comparação (United States = Estados Unidos; Spain = Espanha; Italy = Itália; Brazil = Brasil)


Saúde

Só o seu apoio pode garantir uma imprensa independente, capaz de combater o reacionarismo político, cultural e econômico estimulado pela grande mídia. Quando construímos uma mídia alternativa forte, abrimos caminhos para um mundo mais igualitário e um país mais democrático. A partir de R$ 20 reais por mês, você pode nos ajudar a fazer mais e melhor o nosso trabalho em várias plataformas: site, redes sociais, vídeos, podcast. Entre nessa batalha por informações verdadeiras e que ajudem a mudar o mundo. Apoie Opera Mundi.

Faça uma
assinatura mensal
Faça uma
assinatura anual
Faça uma
contribuição única

Opera Mundi foi criado em 2008. É mais de uma década de cobertura do cenário político internacional, numa perspectiva brasileira e única. Só o apoio dos internautas nos permite sobreviver e expandir o projeto. Obrigado.

Eu apoio Opera Mundi
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!
Opera Mundi

Rua Rui Barbosa, 381 - Sala 31
São Paulo - SP
CNPJ: 07.041.081.0001-17
Telefone: (11) 3012-2408

  • Contato
  • Política e Economia
  • Coronavírus
  • Diplomacia
  • Cultura
  • Análise
  • Opinião
  • Expediente
Siga-nos
  • YouTube
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Google News
  • RSS
Blogs
  • Breno Altman
  • Agora
  • Bidê
  • Blog do Piva
  • Quebrando Muros
Receba nossas publicações
Receba nossas notícias e novidades em primeira mão!

© 2018 ArpaDesign | Todos os direitos reservados