Descoberto novo desenho de Van Gogh

Obra retrata colina em Montmartre e foi finalizada em 1886; com a descoberta, pesquisadores autenticam também segundo desenho que já era atribuído ao pintor holandês

Deutsche Welle

0

Deutsche Welle Deutsche WelleTodos os posts do autor

Especialistas holandeses confirmaram nesta terça-feira (16/01) a descoberta de um desenho até então desconhecido do pintor de Vicent van Gogh. O artista começou a trabalhar na obra quando estudava na academia da Antuérpia e a finalizou em Paris, em março de 1886.

"A descoberta foi confirmada após uma extensa pesquisa realizada pelo museu Van Gogh de estilo, técnica, materiais e procedência do que até agora era um desenho desconhecido da coleção da fundação Van Vlissingen Art", disse o museu em nota.

A obra, intitulada A Colina de Montmartre com a Pedreira, era investigada desde 2013. O novo desenho apareceu na coleção de Georgina Vermeer, que o comprou em 1917 e conhecia o famoso pintor. O trabalho esteve desaparecido durante anos e foi recuperado pelo neto de Vermeer, em 2013.

Com a descoberta, os especialistas confirmaram a autenticidade de outro desenho que era atribuído a Van Gogh. O trabalho intitulado A Colina de Montmartre, também de 1886, foi inicialmente rejeitado como sendo legítimo do pintor.

Van Gogh Museum/Reprodução

Obra "A Colina de Montmartre com a Pedreira" era investigada desde 2013

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

Eu apoio Opera Mundi

"Os dois desenhos são claramente feitos pela mesma mão e o estilo está relacionado com os desenhos modelo que Van Gogh fez pela primeira vez na Antuérpia e depois no estúdio de Cormon em Paris", afirmou Teio Meedendorp, pesquisador do Museu Van Gogh.

Segundo Meedendorp, os materiais de desenho utilizados também são idênticos e os temas podem ser vinculados às pinturas que o artista fez em Montmartre na primavera e no começo do verão.

"A Colina de Montmartre com a Pedreira" ficará exposta ao público no Museu Singer, localizado na cidade holandesa Laren, até 6 de maio, junto a obras de Monet, Renoir e Picasso como parte de uma exposição de impressionistas, pós-impressionistas e expressionistas.

Desde 1970, quando foi feito o último catálogo de Van Gogh, foram descobertos nove desenhos e sete pinturas do artista holandês.

CN/efe/lusa/ap/afp

Comentários

Leia Também