Astrônomos descobrem galáxia sem matéria escura

Pesquisadores norte-americanos destacaram caráter incomum da descoberta; 'encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado para nós', afirmou cientista

Redação*

0

Todos os posts do autor

Toda galáxia possui matéria escura. Ao menos era o que se pensava antes de o telescópico Hubble ter descoberto, na constelação de Cetus, a galáxia NGC1052-DF2 que praticamente não contém matéria escura, segundo afirmaram cientistas norte-americanos em um artigo publicado na revista Nature.

Ao realizar os cálculos, os pesquisadores determinaram nesta quarta-feira (28/03) a massa da matéria escura da NGC1052-DF2, que possui cerca de um centésimo da quantidade estimada. Isso lhes permitiu chegar à conclusão que se trata de uma galáxia única.

"Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado para nós. Ao longo de décadas pensávamos que as galáxias começam sua vida como acumulações de matéria escura, onde nascem estrelas e se formam braços similares às espirais da Via Láctea. A NGC1052-DF2 põe em dúvida todas essas ideias", afirmou Pieter van Dokkum, pesquisador da Universidade de Yale (EUA).

Reprodução

'Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado para nós', afirmou cientista

A matéria escura não emite radiação eletromagnética e permanece imune à observação direta. Os astrofísicos até agora só observaram os efeitos gravitacionais da matéria escura em objetos espaciais como galáxias e aglomerados de galáxias. Observações indiretas incluem a busca por excesso de emissões de raios gama, que podem ser o produto da decomposição de partículas massivas com interação fraca (WIMP). As WIMPs teóricas são consideradas o principal componente da matéria escura.

Cientistas calcularam que a matéria visível é responsável somente por 4,9% da distribuição de energia do universo, com a matéria escura representando 26,8%.

*Com Sputnik