Ex-combatentes das Farc realizam primeiro desfile de moda pela paz na Colômbia

Além do desfile, está previsto também uma roda de conversa com os ex-combatentes que desenvolveram as peças apresentadas no evento

Ex-combatentes das Forças Alternativas Revolucionárias do Comum (Farc) realizarão nesta quarta-feira (18/09), na Universidade de Los Andes, na Colômbia, o primeiro desfile de moda com roupas confeccionadas pelos ex-integrantes da antiga guerrilha em defesa da paz no país.

O evento chamando "De la Guerra a la PAZarela" é uma iniciativa do coletivo Manifiesta - Hecho en Colombia, ex-guerrilheiros que produzem coleções de roupas e defendem o processo de reintegração, a indústria nacional e a moda sustentável.

O desfile também conta com a participação da cooperativa Tejiendo Paz (Tejpaz), organização comunitária para a "reincorporação econômica de ex-combatentes das Farc". 

Segundo a instituição, a PAZarela é um "chamado" ao consumo consciente, a se pensar "as dinâmicas que movem por trás das nossas compras e seu impacto sócio-político". No dia do evento, será apresentado a nova coleção das cooperativas.

Reprodução
Primeiro desfile será apresentado na Universidade de Los Andes, na Colômbia

Além do desfile, está previsto também uma roda de conversa com os ex-combatentes que desenvolveram as peças apresentadas no evento.

O PAZarela faz parte do "Día Paíz", uma semana cultural que acontece na universidade com apresentações de peças teatrais, debates, exibição de cinema e exposições que têm o intuito de estabelecer uma "reflexão" sobre o "a paz na Colômbia". A programação se estende dos dias 16 a 21 de setembro. 

Comentários