O Papa Francisco amanheceu se sentindo melhor nesta terça-feira (11/03), após passar uma noite tranquila, de acordo com o Vaticano, que também definiu que seu “humor está bom”. O pontífice argentino de 88 anos está internado há 25 dias no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, tratando uma pneumonia bilateral provocada por uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o líder católico “consegue conversar com as pessoas que estão ao seu redor”. Ainda nesta manhã, ele voltou a acompanhar por vídeo os exercícios espirituais da Cúria Romana e prosseguiu com orações na capela do décimo andar do hospital.
O papa segue realizando as sessões de fisioterapia respiratória e motora. Para auxiliar na respiração, o pontífice vem alternando entre ventilação mecânica não invasiva (feita com máscara) durante a noite e oxigenoterapia de alto fluxo (com cânulas nasais) de dia.

O Papa Francisco amanheceu se sentindo melhor nesta terça-feira (11/03), de acordo com o Vaticano, que também definiu que seu “humor está bom”
Embora o último boletim médico divulgado no dia anterior informe que não existe mais um “perigo iminente” relacionado à pneumonia nos dois pulmões, seu quadro de saúde permanece complexo.
“As melhoras registradas nos últimos dias se consolidaram ainda mais, como confirmam as análises sanguíneas, (…) e a boa resposta ao tratamento com medicamentos. Por essas razões, os médicos decidiram hoje retirar o prognóstico reservado”, detalhou o comunicado de segunda-feira (10/03).
Na próxima quinta-feira (13/03), Jorge Bergoglio completará 12 anos de sua eleição como papa. Na data, a Embaixada da Argentina, sua terra natal, realizará uma missa na Igreja de Nossa Senhora das Dores, na capital italiana, para celebrar seus anos à frente do pontificado.
(*) Com Ansa