A atriz sul-coreana Kim Sae Ron, de 24 anos, foi encontrada morta em sua casa, no bairro de Seongsu, em Seul, neste domingo (16/02). A denúncia foi feita por um amigo da jovem, por volta das 17h pelo horário local (5h pelo horário de Brasília), que tinha planos de encontrá-la em sua residência naquela tarde.
De acordo com a polícia à frente do caso, não havia sinais de invasão ou crime, nem mesmo um testamento ou bilhete deixado pela vítima. Durante uma coletiva no Escritório Nacional de Investigação nesta segunda-feira (17/02), os investigadores presumiram a morte de Sae Ron como suicídio.
Nascida em 2000, a atriz estreou sua carreira aos nove anos de idade com o filme “A Brand New Life”, uma produção conjunta entre a Coreia do Sul e a França, dirigida por Lee Chang Dong. A obra foi exibida no Festival de Cinema de Cannes e fez de Sae Ron a celebridade sul-coreana mais jovem a andar no tapete vermelho do evento. Em 2014, fez a sua segunda aparição no mesmo festival por meio da obra “A Girl at My Door”, ao lado da renomada atriz Bae Doo Na.
A jovem também ganhou reconhecimento pela sua performance em obras nacionais, chegando a protagonizar filmes de sucesso como “The Man from Nowhere” e “The Neighbors“, além de k-dramas como “Listen to My Heart“, “Mom is Acting Up” e “Queen’s Classroom“.

A atriz sul-coreana Kim Sae Ron, de 24 anos, foi encontrada morta em sua residência neste domingo (16/02)
Incidente de 2022
A atriz sul-coreana teve suas atividades interrompidas em 2022, após ter se envolvido em um dos incidentes mais repercutidos no país. Em maio daquele ano, Sae Ron dirigiu sob influência de álcool e bateu seu carro em um transformador elétrico à beira da estrada, perto de um cruzamento em Hakdong, no distrito de Gangnam, em Seul, causando uma queda temporária de energia na área. O episódio causou grande revolta e levou os internautas a inundar suas redes sociais com comentários de ódio.
Na época, Sae Ron trabalhava para a série da Netflix “Bloodhounds”. Com o incidente, acabou sendo dispensa e substituída pela atriz Jung Da Eun, que regravou as cenas que já estavam gravadas e editadas. Ela também foi retirada de vários k-dramas que contavam com a sua participação no elenco, e chegou a ser suspensa das transmissões da emissora estatal KBS.
Ao longo dos últimos meses de vida, a atriz tentou retomar suas atividades na indústria, mas não foi bem recebida pelo público, que continuava destilando ódio pela internet. A imprensa sul-coreana relatava que Sae Ron enfrentava dificuldades financeiras e estava trabalhando em uma cafeteria. Durante uma audiência no tribunal em 2023, a jovem revelou que era a única provedora da família e que estava lutando com o pagamento de indenizações após o acidente.
No segundo semestre de 2024, Sae Ron foi chamada para integrar no elenco do próximo filme “Guitar Man“, sinalizando finalmente o seu retorno à carreira de atriz. É por isso que a sua morte repentina chocou ainda mais a indústria do entretenimento.
O ator Kim Ok Vin postou uma foto com flores brancas, que simboliza o luto na Coreia do Sul, com a legenda: “Descanse em paz”; a atriz Seo Yeah Ji compartilhou uma homenagem semelhante pelo Instagram; a atriz Kim Min Che publicou uma foto de uma cena de “The Neighbors” e disse: “Fiquei muito feliz em conhecê-la como minha filha no filme. Que você descanse em paz.” Sua antiga agência, Gold Medalist, emitiu um comunicado expressando “profunda tristeza com a trágica notícia do falecimento de Kim Sae Ron. Que ela descanse em paz.”
Nesta segunda-feira, o salão funerário do Hospital Seoul Asan, no bairro de Pungnap, no distrito de Songpa, em Seul, recebeu o ator Wonbin, com quem Sae Ron atuou no filme “The Man from Nowhere“. A atriz Han So Hee também esteve presente na cerimônia.