Quinta-feira, 10 de julho de 2025
APOIE
Menu

Ao menos 50 pessoas morreram após a explosão de um caminhão-tanque na madrugada desta terça-feira (14/12) em Cap-Haitien, a segunda maior cidade do Haiti. As vítimas tentavam recolher o combustível que vazou do caminhão quando aconteceu a explosão. O número de feridos pode chegar a uma centena.

O caminhão-tanque estava carregado de combustível e a explosão, na madrugada, provocou o incêndio de cerca de vinte residências nas proximidades, informou o vice-prefeito de Cap-Haitien Patrick Almonor.

“Há entre 50 e 54 pessoas queimadas vivas. É impossível identificá-las”, declarou Almonor. De acordo com ele, ainda não há informações sobre o número de vítimas que estavam dentro das residências atingidas.

Receba em primeira mão as notícias e análises de Opera Mundi no seu WhatsApp!
Inscreva-se

No principal centro hospitalar da cidade, os feridos se acumulavam na manhã desta terça-feira. A maior parte estava internada em macas pelos corredores do hospital, por falta de espaço, segundo informou o jornal local Le Nouvelliste.

“Precisamos de gaze, de soro, de sondas… Estamos sobrecarregados”, afirmou o médico Calhil Turenne a jornalistas locais.

Também superlotado, o hospital Justinien é outro local usado para prestar socorro às dezenas de vítimas da explosão. “Não temos meios para atender tantas pessoas com queimaduras graves. Eu temo que não consigamos salvá-las”, confessou uma enfermeira.

Ao menos 50 pessoas morreram em Cap-Haitien, a segunda maior cidade do Haiti; vítimas tentavam recolher o combustível que vazou quando aconteceu a explosão

Flickr/ UN Photo/Logan Abassi

‘Há entre 50 e 54 pessoas queimadas vivas. É impossível identificá-las’, informou o vice-prefeito de Cap-Haitien

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, anunciou que serão montados hospitais de campanha para atender as vítimas e decretou luto nacional por três dias.

Tragédia na madrugada

A explosão aconteceu por volta da meia-noite. De acordo com moradores das imediações, o caminhão-tanque teria primeiro caído, o que causou vazamento do combustível.

Em meio à grave crise econômica e à falta de gasolina no país, muitos moradores foram ao local do acidente para coletar o combustível que estava vazando. Foi neste momento que houve a explosão.

Dezenas de corpos calcinados estavam espalhados pelas ruas perto do local da explosão nesta manhã, entre eles, várias mulheres e crianças. O número de feridos ainda é desconhecido, mas conforme fontes locais, pode chegar a uma centena.

Durante a madrugada, era possível ver as chamas do incêndio em toda a cidade de 200 mil habitantes. Os bombeiros combateram o fogo, que atingiu as casas da região, por mais de três horas.