Em resposta às insistentes propostas de comprar a Groenlândia ou anexá-la à força, os dinamarqueses decidiram apelar para o humor e lançaram um financiamento coletivo para comprar a Califórnia dos Estados Unidos. A meta é chegar a US$ 1 trilhão para comprar o ensolarado estado norte-americano.
Até essa quarta-feira (12/02), mais de 220 mil dinamarqueses já tinham assinado o documento e o número não parava de subir.
“Você já olhou pra um mapa e pensou: ‘sabe do que a Dinamarca precisa? Mais sol, palmeiras e patins.’ Bem, temos uma oportunidade única na vida de tornar esse sonho realidade”, diz a petição. “Vamos comprar a Califórnia de Donald Trump! Sim, você ouviu direito. A Califórnia pode ser nossa e precisamos da sua ajuda para que isso aconteça”
A petição defende a ideia com o slogan “Vamos tornar a Califórnia dinamarquesa!”. No site aparecem frases de supostos entusiastas da iniciativa, como Lars Ulrich, da banda de rock Metallica, ou Viggo Mortensen, da saga O Senhor dos Anéis. Nascido em Nova York, Mortensen também tem nacionalidade dinamarquesa.
“Imagine trocar suas botas de chuva por chinelos!”, afirma a petição, que, em sua exposição de motivos, também propõe renomear a Disneylândia de “Hans Christian Andersenland” e colocar um capacete viking no Mickey Mouse.
Por uma questão de interesse nacional, o plano prevê mudar o nome da Califórnia para “Nova Dinamarca”. Los Angeles manterá o nome, mas passará a se escrever “Løs Ångeles”.
O site diz ainda que será possível compra-la porque Trump “não é o maior fã da Califórnia”. Isso por que, o republicano briga com o estado há anos e já chegou chamá-lo de “o estado mais arruinado da União”.

Petição dinamarquesa online fala em comprar a Califórnia
“Temos certeza de que estaria disposto a abrir mão dela pelo preço certo. E ainda oferecemos um suprimento vitalício de doces dinamarqueses para adoçar o negócio”, afirma a petição.
Quanto à opinião dos californianos sobre a venda, a campanha é direta: “quando foi que isso o impediu? Se Trump quiser vender a Califórnia, ele venderá a Califórnia.”
O plano inclui levar hygge (expressão dinamarquesa que descreve um clima aconchegante e alegre) para Hollywood, ciclovias para Beverly Hills e smørrebrød (prato típico do país) para todas as esquinas, além de assistência médica universal e gratuita e política baseada em fatos.
Para animar os doadores, o site explica que a Dinamarca enviará seus melhores negociadores para conversar com Trump: executivos da Lego e o elenco da série Borgen.