Internado há 11 dias, papa Francisco apresenta ‘leve melhora’ e retoma atividades
Pontífice ligou para paróquia em Gaza para expressar solidariedade
O Vaticano informou nesta terça-feira (25/02) que o papa Francisco conseguiu “dormir bem durante toda a noite”, após uma leve melhora em seu quadro clínico. O pontífice argentino de 88 anos está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, em decorrência de uma pneumonia bilateral provocada por uma infecção polimicrobiana.
De acordo com o último boletim médico emitido na noite anterior, a condição do papa segue “crítica”, mas não apresentou crises asmáticas, o fluxo de oxigênio foi levemente reduzido e os exames apresentaram melhoras. Além disso, o comunicado informou que uma “leve insuficiência renal não causa preocupação”.
“A oxigenoterapia prossegue, mesmo que com fluxos e porcentagem de oxigênio ligeiramente reduzidos”, afirmou a equipe médica, acrescentando que Francisco “retomou as atividades de trabalho e recebeu a Eucaristia”.
Segundo o Vaticano, o pontífice, que voltou a cumprir sua agenda no dia anterior, retomou a rotina de telefonar diariamente para a Paróquia da Sagrada Família, na Faixa de Gaza, para expressar solidariedade. Em dezembro de 2023, o local foi alvo de um ataque israelense que matou duas mulheres. Com os telefonemas, Francisco procurou expressar proximidade com a comunidade abrigada no complexo paroquial.

O Vaticano informou que o papa Francisco conseguiu “dormir bem durante toda a noite”, após uma leve melhora em seu quadro clínico
Novos bispos no Brasil
Já em seu 11º dia de internação, o papa Francisco aprovou uma série de mudanças na Igreja no Brasil. De acordo com o Vaticano, o líder católico aceitou as renúncias do bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), Antônio Augusto Dias Duarte, e do bispo de Itapetininga (SP), Gorgônio Alves da Encarnação Neto – ambos atingiram a idade de aposentadoria de 75 anos.
No lugar de Gorgônio, o pontífice nomeou o bispo Luiz Antônio Lopes Ricci, que chefiava a Diocese de Nova Friburgo (RJ). Além disso, empossou três novos bispos auxiliares para a Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro: Joselito Ramalho Nogueira, ex-vigário-geral e pároco de Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul (ES); Hiansen Vieira Franco, ex-reitor do Seminário Diocesano Santo Antônio; e José Maria Pereira, ex-vigário-geral e pároco de São José, em Petrópolis (RJ).
O papa ainda nomeou Jailton de Oliveira Lino, que estava na Diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas, como novo bispo de Itabuna, ambas na Bahia.
(*) Com Ansa
