Lula chega a funeral de Mujica em Montevidéu: ‘luta por mundo mais justo’
Cerimônia fúnebre do ex-presidente uruguaio ocorre no Palácio Legislativo, onde milhares de pessoas prestam suas últimas homenagens
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou a Montevidéu, capital uruguaia, na tarde desta quinta-feira (15/05) para se despedir do ex-líder do Uruguai José Pepe Mujica, que morreu aos 89 anos na última terça-feira (13/05). Acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, o petista chegou ao local por voltada das 14h.
A cerimônia fúnebre do ex-presidente uruguaio ocorre no Palácio Legislativo, onde milhares de pessoas, entre autoridades e cidadãos, prestam suas últimas homenagens a Mujica.
Pelo X (antigo Twitter), o presidente brasileiro disse que estava se despedindo, assim como todo “povo uruguaio e a América Latina” do líder da esquerda na região. Lula desejou que o “conforto chegue aos corações de sua amada, Lucía Topolansky” e também do atual mandatário do país, Yamandú Orsi.
“Que a coragem, a simplicidade e o amor que marcaram sua vida sigam nos ajudando a trilhar o caminho que ele escolheu: o da luta por um mundo mais justo”, disse Lula.
Ainda na China, durante visita diplomática ao país, Lula já havia dado um depoimento emocionado sobre a morte de Mujica, afirmando que “sua grandeza humana ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial”.
“A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária”, acrescentou o presidente.
Além de Lula, o presidente do Chile, Gabriel Boric, também compareceu ao velório de Mujica. Tanto ele quanto Lula visitaram o ex-líder uruguaio recentemente.

Ricardo Stuckert / PR
Velório de Mujica
O velório de Mujica, iniciado na quarta-feira (14/05), atraiu uma multidão ao Salão dos Passos Perdidos do Parlamento uruguaio. O cortejo fúnebre percorreu as ruas de Montevidéu em uma carruagem puxada por cavalos, acompanhado por militantes do Movimento de Participação Popular (MPP), partido fundado por Mujica. A cerimônia, sem símbolos religiosos, refletiu o caráter laico do país e a simplicidade do ex-presidente.
Pepe Mujica faleceu em sua residência em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, após uma batalha contra um câncer de esôfago diagnosticado em abril de 2024, que evoluiu para metástase hepática. Sua esposa, Lucía Topolansky, havia informado recentemente que ele estava em cuidados paliativos.
Após a cerimônia, conforme seu desejo, os restos mortais de Mujica serão cremados, e as cinzas enterradas sob uma árvore em sua chácara, onde também repousa sua cadela Manuela.
(*) Com Brasil 247.
