O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, desembarcou em Brasília na manhã desta quarta-feira (02/10) após passar três dias no México e participar da cerimônia de posse de Claudia Sheinbaum, a primeira mulher eleita no pleito presidencial daquele país.
A expectativa era de que o mandatário brasileiro retornasse na noite anterior. No entanto, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o avião presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem.
Segundo o órgão, a aeronave permaneceu por aproximadamente cinco horas voando em círculos para despejar combustível, até aterrissar em segurança às 22h16 de terça-feira (01/10) no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, a cerca de uma hora da Cidade do México.
Em seguida, Lula e seus assessores embarcaram em um avião reserva da FAB, que sempre viaja junto com o avião principal da Presidência.
“O avião trazendo o presidente Lula e a comitiva que o acompanhava de volta do México pousou na Base Aérea de Brasília, por volta das 10h12. O voo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência”, informou o Palácio do Planalto nesta manhã, assim que a aeronave aterrissou na capital federal do Brasil.
De volta ao Brasil. 🇧🇷
🎥 Ricardo Stuckert
— Lula (@lula.com.br) October 2, 2024 at 10:56 AM
Lula no exterior
Após participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na cidade norte-americana de Nova York, o presidente Lula emendou sua viagem no exterior e chegou no México no domingo (29/09) a convite para atender à posse de Claudia Sheinbaum. A nova mandatária mexicana, alinhada com seu antecessor Andrés Manuel López Obrador, foi eleita em junho, com cerca de 60% dos votos.
No México, além de realizar reuniões separadas com Sheinbaum e López Obrador, Lula participou do “Fórum Empresarial México-Brasil”, um encontro que contou com cerca de 400 empresários brasileiros e mexicanos, e discutiu-se a expansão do comércio e dos investimentos entre as nações.
(*) Com Agência Brasil