Quarta-feira, 26 de março de 2025
APOIE
Menu

Hospitalizado pelo sexto dia consecutivo e sem previsão de alta, o papa Francisco tem sido blindado de qualquer contato com o exterior para evitar a piora da pneumonia bilateral, de acordo com fontes ouvidas pela agência de notícias italiana Ansa nesta quarta-feira (19/02).

O pontífice argentino de 88 anos está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde a sexta-feira (14/02) devido a uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. O último boletim médico informa que Jorge Bergoglio apresenta um “quadro clínico complexo”, embora o Vaticano afirme que sua situação é estável.

Segundo um integrante da equipe médica, o papa está no 10º andar do hospital, com janelas fechadas o tempo inteiro, porque “ele não pode pegar nem mesmo um golpe de ar”. As temperaturas em Roma têm girado em torno dos 10ºC nos últimos dias.

Fotos Públicas/Tânia Rego
No sexto dia consecutivo de internação, o papa Francisco, de 88 anos, tem sido blindado de qualquer contato com o exterior para evitar a piora da pneumonia bilateral

A infecção do tecido pulmonar é potencialmente mortal, por isso a atual situação voltou a suscitar preocupação sobre o estado de saúde do papa. 

Após a internação, a Santa Sé cancelou os compromissos que constam na agenda do pontífice pelos próximos dias, incluindo a sua audiência geral deste sábado (22/02) e a missa de domingo (23/02). A atual hospitalização ocorre no início do ano jubilar da Igreja Católica, o que significa que o papa Francisco tem uma lista grande de eventos. 

(*) Com RFI e Ansa