Morte do Papa impulsiona audiência de ‘Conclave’ em 283%
Filme que conta ritos do Vaticano para eleger novo pontífice foi assistido por cerca de 6,9 milhões de minutos após anúncio sobre Francisco
A morte do papa Francisco, na última segunda-feira (21/04), e a iminência da eleição de seu sucessor dispararam os índices de audiência de Conclave, filme de Edward Berger lançado em 2024 que retrata os eventos no Vaticano após o falecimento de um pontífice fictício e a disputa dos cardeais para substituí-lo.
De acordo com o site Luminate, que monitora dados de visualização de streaming, à medida que a notícia sobre Francisco se espalhava, as conexões de Conclave no Amazon Prime aumentaram em 283%.
Leia mais:
Milhares de fiéis se despedem do Papa Francisco no Vaticano
O papa Francisco era de esquerda?
Papa Francisco recebeu relatório sobre ameaças à democracia no Brasil em 2018
Quem são os cotados para suceder Francisco como papa?
No total, o drama foi assistido por cerca de 6,9 milhões de minutos em 21 de abril, um aumento de 283% em relação ao dia anterior, quando totalizou 1,8 milhão de minutos.

Com nomes consagrados do cinema no elenco, como Ralph Fiennes, filme faturou Oscar de Melhor Roteiro Adaptado
Segundo o guia de streaming Just Watch, citado pela Veja, o longa foi o filme mais visto nos lares brasileiros nas 24 horas que sucederam a morte do Papa. Mundialmente, o filme que retrata o processo de escolha de um novo líder para a Igreja Católica só não ultrapassou no ranking mundial a série The Last of Os, da HBO, que tem exibido novos episódios de sua segunda temporada.
Com nomes consagrados do cinema no elenco, como Ralph Fiennes, John Lithgow, Stanley Tucci e Isabella Rossellini, Conclave é inspirado no livro homônimo de Robert Harris e faturou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Paralelamente, os números do filme Dois Papas, de Fernando Meirelles, também aumentaram. O drama de 2019 que narra uma conversa inédita entre Bento XIV à beira da retirada e o então arcebispo de Buenos Aires, Bergoglio, foi assistido por 1,6 milhão de minutos na Netflix na segunda-feira (21/04), 417% a mais que no domingo de Páscoa.
(*) Com Ansa e informações da Veja
