No 14º dia de hospitalização, o papa Francisco passou, “como nos dias passados, uma noite tranquila”, de acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé nesta sexta-feira (28/02). O pontífice argentino de 88 anos completou duas semanas internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia nos dois pulmões provocada por uma infecção polimicrobiana.
De acordo com fontes vaticanas, o líder católico tomou café da manhã normalmente e manteve a rotina de leitura de jornais, enquanto continua os tratamentos e a fisioterapia respiratória.
Os médicos ainda não fazem prognósticos, mas o boletim divulgado mais recentemente, na noite de quinta-feira (28/02), apontou que as condições clínicas de Jorge Bergoglio “continuam melhorando” e que ele “alternou a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória”.

Papa Francisco completou duas semanas internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia nos dois pulmões provocada por uma infecção polimicrobiana
Ainda sem previsão de alta, o Vaticano confirmou que o papa não comandará as celebrações pela Quarta-Feira de Cinzas, que abrem o período da Quaresma, no próximo dia 5 de março. A Santa Sé informou que, portanto, os ritos serão encabeçados pelo cardeal Angelo De Donatis, chefe da Penitenciária Apostólica, um dos tribunais da Cúria Romana.
A programação começa às 16h30 (horário local), com uma liturgia na Igreja de Santo Anselmo no Aventino, em Roma, seguida de uma procissão penitencial em direção à Basílica de Santa Sabina. Ao fim da caminhada, acontecerá a celebração eucarística com o rito de bênção e imposição das cinzas.
(*) Com Ansa