Papa Francisco completa um mês de internação e apresenta quadro estável
Pontífice prossegue terapias enquanto cumpre agenda religiosa de forma remota
Após passar mais uma noite tranquila e ter mantido a estabilidade de seu quadro clínico, o papa Francisco completou nesta sexta-feira (14/03) um mês de internação no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma. O pontífice argentino de 88 anos segue tratando uma pneumonia bilateral decorrente de uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias.
De acordo com a Sala de Imprensa do Vaticano, o líder católico prosseguiu durante a manhã com as terapias farmacológica e motora, enquanto a respiratória é realizada no período da tarde.
“A alternância entre ventilação mecânica não invasiva à noite e oxigenação de alto fluxo com cânulas nasais durante o dia também continua. Haverá um novo boletim médico hoje à noite”, informou o Vaticano.

Papa Francisco completa um mês de internação em Roma
Enquanto isso, o papa continua realizando suas atividades religiosas. Nesta sexta-feira, ele acompanhou por vídeo a conclusão dos exercícios espirituais conduzidos pelo padre capuchinho Roberto Pasolini na Sala Paulo VI.
Segundo o comunicado da Santa Sé, o pontífice agora consegue se movimentar e até mesmo se deslocar, contando com a ajuda que precisava antes mesmo de ser internado. Além disso, ele tem alternado entre períodos acamado e em poltrona.
No dia anterior, Francisco celebrou os 12 anos de pontificado com um bolo no hospital romano, recebendo homenagens dos fiéis na entrada do Gemelli, com diversas velas, terços, desenhos e flores depositados na área.
(*) Com Ansa
