Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar nos EUA ao completar uma semana internado
Pontífice tem feito nomeações reiterando acolhimento aos migrantes, em oposição a Trump
O papa Francisco nomeou nesta sexta-feira (21/02) um novo bispo auxiliar nos Estados Unidos, enquanto completa uma semana de internação para tratar uma pneumonia bilateral e com uma condição clínica “complexa” devido a uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. O pontífice argentino de 88 anos está no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde sexta passada (14/02).
Segundo um comunicado emitido pelo Vaticano, Francisco nomeou o monsenhor Gregg M. Caggianelli, do clero da Diocese de Venice, da Flórida, e vice-reitor do Seminário de São Vicente de Paulo em Boynton Beach, como bispo auxiliar do Ordinariado Militar para os EUA.
Desde o início do ano, o papa tem feito várias nomeações na Igreja Católica no país norte-americano e, inclusive, escreveu uma carta a todos os bispos de lá reiterando o acolhimento aos migrantes, o que contraria a linha política do novo governo de extrema direita liderado por Donald Trump.

Papa Francisco nomeou um novo bispo auxiliar nos Estados Unidos nesta sexta-feira (21/02), enquanto completa uma semana de internação para tratar uma pneumonia bilateral
A nova nomeação indica que o pontífice continua trabalhando em meio à apreensão sobre o seu estado de saúde. O Vaticano também divulgou nesta sexta-feira que o líder da Igreja Católica passou uma “boa noite de sono” após ter apresentado uma “ligeira melhora” em índices inflamatórios.
Segundo o novo boletim emitido pela equipe médica, Francisco levantou-se e se alimentou no café da manhã. Enquanto isso, fontes vaticanas ouvidas pela agência italiana de notícias Ansa relataram que será possível entender como o pontífice está respondendo à terapia entre hoje e sábado (22/02), e o resultado poderá definir a duração da internação.
No momento sem previsão de alta, a Santa Sé cancelou todos os compromissos do líder católico ao menos até o domingo (23/02)
(*) Com Ansa
