A Sala de Imprensa da Santa Sé informou, nesta segunda-feira (24/02), que o papa Francisco, que luta contra uma pneumonia provocada por uma infecção polimicrobiana, passou sua 10ª noite internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, de forma “tranquila”. Segundo a instituição religiosa, o pontífice de 88 anos “dormiu e mantém seu repouso”.
Fontes vaticanas ouvidas pela agência de notícias italiana ANSA acrescentaram que o líder católico “não sente dor”, “continua os tratamentos”, está com “bom humor” e “se alimenta normalmente”.
O boletim médico mais recente, divulgado no último domingo (23/02), apontou que as condições de Jorge Bergoglio “continuam críticas”, porém ele “não apresentou novas crises respiratórias”.
De acordo com o Vaticano, o Papa recebeu dois concentrados de hemácias, popularmente conhecido como glóbulos vermelhos, que permitiram o aumento dos níveis de hemoglobina, proteína responsável por transportar oxigênio dos pulmões para o restante do corpo.

Boletim médico mais recente apontou que condições do líder do Vaticano “continuam críticas”, porém ele “não apresentou novas crises respiratórias”
“A trombocitopenia [queda nas plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea] permanece estabilizada, porém alguns exames de sangue demonstram uma inicial e leve insuficiência renal, atualmente sob controle”, afirmou a nota.
Jorge Bergoglio continua recebendo terapias de oxigênio de alto fluxo para ajudar na respiração, por meio de cânulas nasais.
“O Santo Padre segue vigilante e bem orientado. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas surtam efeito fazem com que o prognóstico permaneça reservado”, finalizou o Vaticano.
(*) Com Ansa