Segundo o Vaticano, o Papa Francisco transcorreu mais uma noite tranquila no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, nesta segunda-feira (10/03).
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice de 88 anos retomou os tratamentos farmacológicos e as fisioterapias respiratória e motora e, sentado na poltrona, acompanhou por vídeo os exercícios espirituais da Cúria Romana para a Quaresma, realizados na Sala Paulo VI, no Vaticano.
Um novo boletim médico deve ser publicado nesta segunda, enquanto isso o último comunicado com informações, divulgado no sábado (08/03), indicou uma “boa resposta aos tratamentos” e uma “melhora leve e gradual” na situação clínica.
Ainda assim, o quadro segue complexo, sobretudo devido à idade avançada de Francisco. O pontífice está internado há 24 dias devido a uma pneumonia bilateral provocada por uma infecção polimicrobiana. Para auxiliar na respiração, o líder católico vem alternando entre ventilação mecânica não invasiva (feita com máscara) durante a noite e oxigenoterapia de alto fluxo (com cânulas nasais) de dia.

Na próxima quinta-feira (13/03), Jorge Bergoglio completará 12 anos de sua eleição como Papa
Na próxima quinta-feira (13/03), Jorge Bergoglio completará 12 anos de sua eleição como Papa. Contudo, o líder religioso ainda não tem previsão de alta.
Mesmo internado, o papa Francisco expressou solidariedade à Argentina por conta das inundações que deixaram pelo menos 16 mortos e diversos desaparecidos no país no último fim de semana.
De acordo com a Santa Sé, o pontífice “foi informado das enchentes” em seu país natal e “está próximo, com o pensamento e orações, às pessoas da zona de Bahía Blanca”, cidade mais afetada pela tragédia climática.
(*) Com Ansa