O papa Francisco completa 19 dias internado nesta quarta-feira (05/03) após mais uma noite de descanso no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está internado para tratar de uma pneumonia nos dois pulmões decorrente de uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o pontífice argentino de 88 anos “dormiu bem durante a noite e acordou logo depois das 8h”. Ainda nesta manhã, continuou realizando a sessão de terapia e fisioterapia respiratória. Conforme o planejado, passou da ventilação mecânica não invasiva utilizada durante a noite para a oxigenação de alto fluxo por meio de cânulas nasais.
Embora o estado de saúde do líder católico ainda seja “complexo”, ele é estável, e ultimamente não teve novos episódios de insuficiência respiratória, além de continuar sem febre, cooperando com os tratamentos. Os médicos, no entanto, ainda não fazem prognóstico para o pontífice, que iniciará a Quaresma, um dos períodos mais importantes do ano para os católicos, internado.

Papa Francisco está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli desde 14 de fevereiro
O substituto da Secretaria de Estado do Vaticano, Edgar Peña Parra, que visitou Francisco recentemente no hospital, disse que o líder católico tem se consolado com as orações dos fiéis e admiradores.
“Levando no corpo os sinais da fragilidade e da doença, como qualquer ser humano, o Papa deseja ser mais uma vez uma testemunha do Evangelho”, afirmou Peña Parra, um dos colaboradores mais próximos de Jorge Bergoglio.
(*) Com Ansa