O papa Francisco passou por mais “uma noite tranquila” e, agora, “repousa”, informou o Vaticano neste domingo (09/03), acrescentando que o tratamento com o uso de medicamentos, assim como as fisioterapias respiratória e mecânicas continuam. No dia anterior, o boletim médico havia destacado “uma leve melhora” em seu quadro clínico, apesar de se mantem em situação complexa.
O pontífice argentino, de 88 anos, está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, há 23 dias, para tratar uma pneumonia bilateral decorrente de uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias.
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, “a administração de oxigênio ocorre durante o dia em fluxos elevados com cânulas nasais e, à noite, com ventilação mecânica através da máscara que cobre o nariz e a boca”.

O papa Francisco passou mais “uma noite tranquila” neste domingo (09/03), continuando seu tratamento com o uso de medicamentos, assim como as fisioterapias respiratória e mecânicas
Diferente das vezes anteriores, devido à estabilidade do quadro de saúde apresentado pelo pontífice, não está prevista a divulgação de um novo boletim médico para esta noite.
“Não há razão para acreditar que, depois destes dias de leve melhora e estabilidade, o seu [do Papa] estado de espírito não esteja tão bom como sempre”, disse o Vaticano, esclarecendo ainda que “não há nenhum trabalho em andamento na Casa Santa Marta” [que abriga os cardeais no Vaticano] e nem “nenhuma mudança em andamento” para acomodar o retorno do líder católico.
Por fim, o Vaticano informou também que Francisco recebeu nas primeiras horas deste domingo as visitas do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e o substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, Edgar Peña Parra, que lhe mantém “atualizado sobre a situação da igreja e do mundo”.
(*) Com Ansa