Papa Francisco tem noite tranquila, mas precisou receber oxigênio, diz Vaticano
Pontífice usou almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos e outros exames serão realizados neste domingo
O Vaticano emitiu um novo comunicado neste domingo (23/02) informando que o Papa Francisco teve uma “noite tranquila” no Hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde o dia 14 de fevereiro devido a pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.
Nesta manhã, o Vaticano informou que o pontífice usou almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos e apontou que “outros exames clínicos estão em andamento” para uma nova avaliação do líder católico.
“O Papa Francisco usou almofadas nasais esta manhã para a aplicação de oxigênio em altos fluxos. Outros exames clínicos estão em andamento. Para saber os resultados, aguardamos o boletim desta noite”, diz a nota.
O quadro clínico do pontífice de 88 anos segue crítico, com médicos monitorando de perto possíveis complicações após uma piora respiratória no sábado (22/02). Segundo o boletim divulgado na noite passada, Francisco enfrentou uma “crise respiratória asmática de longa duração”, que exigiu oxigênio em altas taxas.
Equipe médica disse que o Papa não está “em risco de morte”, mas ainda não está “fora de perigo”. Apesar das dificuldades respiratórias, que limitam seus movimentos, Francisco trabalha sentado e mantém o humor característico.
Exames também revelaram trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas) associada a anemia, levando a transfusões de sangue. “O Santo Padre permanece alerta e passou o dia em uma poltrona, embora mais fatigado”, informou o Vaticano, ressaltando que “o prognóstico permanece reservado”.
Fiéis católicos têm se reunido em vigília em torno do hospital Gemelli, na Praça São Pedro, no Vaticano, e em países latino-americanos, como México e Argentina, para rezar pela recuperação do papa.
(*) Com Revista Fórum e Brasil de Fato.
