O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou condolências ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pela queda de um avião com 62 passageiros em Vinhedo, no interior do estado de São Paulo, na última sexta-feira (09/08).
“Estimado senhor presidente, aceite nossas mais profundas condolências pelas trágicas consequências do acidente de um avião de passageiros no estado de São Paulo. Compartilhamos a dor do povo amigo do Brasil”, diz o telegrama publicado no site do Kremlin, sede da Presidência russa.
Por meio da mensagem, Putin ainda pediu para que Lula “transmitisse sua sincera compaixão e apoio àqueles que perderam seus familiares e entes queridos neste acidente aéreo”.
A União Europeia (UE) também expressou condolências, por meio da presidente do poder Executivo do bloco Ursula von der Leyen.
“Fiquei profundamente triste ao saber do trágico acidente aéreo em Vinhedo, no Brasil. Expresso minhas sinceras condolências às famílias das vítimas, ao presidente Lula e a todo o país”, escreveu a chefe da Comissão Europeia nas redes sociais.
I was deeply saddened to hear about the tragic plane crash in Vinhedo, Brazil.
I express my heartfelt condolences to the families of the victims, President @LulaOficial and the entire country.
Europe mourns with you.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) August 10, 2024
“A Europa está em luto com vocês”, acrescentou sobre o quinto pior desastre aéreo ocorrido em território brasileiro.
Lula decretou luto oficial de três dias em todo o Brasil em homenagem às vítimas da queda do avião. Segundo o documento, o luto passou a valer a partir da publicação do texto, na noite desta sexta-feira (09/08).
Em memória das 61 vítimas do trágico acidente em Vinhedo, decretamos luto oficial de 3 dias no país. pic.twitter.com/6XZmBLFgo3
— Lula (@LulaOficial) August 9, 2024
A aeronave ATR-72 da companhia aérea Voepass caiu na área da cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, próximo à Rodovia SP-324. O acidente ocorreu em uma área residencial, mas pelas informações preliminares não atingiu nenhuma estrutura.
O avião voava de Cascavel (PR) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e caiu sobre um condomínio de chácaras na cidade.
Vídeos mostram a aeronave, fabricada pela empresa franco-italiana ATR, caindo em círculos, em queda livre, até se chocar contra o quintal de uma casa, levantando uma nuvem de fumaça negra.
Existe a suspeita de que o acidente tenha sido causado por um possível acúmulo de gelo na fuselagem.
(*) Com Ansa e Sputnik