12 FATOS QUE VOCÊ NÃO CONHECIA SOBRE O MURO DE BERLIM

O Muro de Berlim dividiu a cidade entre 1961 e 1989. Sua queda marcou o fim da Guerra Fria e foi o símbolo do desmantelamento da Cortina de Ferro. Mas há coisas sobre ele que talvez você não saiba.

1

Muro foi erguido de madrugada

Uma da manhã, 13.ago.1961: soldados começaram a cercar a parte ocidental da cidade, bloqueando 193 ruas. Logo às 6h, Berlim estava dividida.

A reação das forças aliadas (EUA, França e Reino Unido) foi mais tímida do que esperavam os alemães. Até houve reforço de tropas em Berlim, mas não passou disso.

2

EUA FICARAM ALIVIADOS COM CONSTRUÇÃO

Arbitrárias, algumas fronteiras dividiam ruas ao meio: um lado da calçada era soviético; o outro, não. Assim, de repente, vizinhos terminaram separados por um Muro.

3

Muro dividiu ruas ao meio

Havia linhas que saiam de um lado de Berlim, atravessavam o outro e voltavam. As estações orientais delas foram fechadas, e o trem passava sem parar, sob vigia de guardas.

4

Metrô foi dividido
ao meio

Bairros longe do centro foram totalmente cercados e criaram-se 12 exclaves. Um deles (foto) é Steinstücken. Foi aberta uma estradinha para ligá-la a Berlim Ocidental.

5

Muro criou “ilhas” capitalistas

Uma pesquisa de 2011 fala em 136 mortes causadas por tiros disparados por guardas da fronteira. Historiadores dizem que há subnotificação.

6

Número de mortos é incerto

O nome usado na Alemanha Oriental para o Muro era Barreira de Proteção Antifascista (sim, em alemão fica bem grande também: antifaschistischer Schutzwall).

7

Muro tinha outro nome na A. Oriental

Havia um muro com a parte ocidental e outro, poucos metros antes, na oriental, e a área entre eles ficou conhecida como ‘faixa da morte’: a ideia era dificultar a fuga.

8

Muro, na verdade, eram dois

Embora potência econômica do leste, a RDA passava por uma séria crise. Somem-se a isso a glasnost e a perestroika na URSS, e o caldo para a queda estava pronto.

9

Economia: um dos motivos para queda

Em resposta a protestos, o governo decidiu autorizar viagens para o lado ocidental. Confuso, o porta-voz anunciou que seria de imediato – mas era só no dia seguinte.

10

Queda iniciou com anúncio errado

Não se achava que a RDA fosse abrir a fronteira. O chanceler ocidental Helmut Kohl estava num banquete na Polônia; já Bush, nos EUA, foi surpreendido com a notícia.

11

E pegou todo mundo de surpresa

Em 1989, começou-se a pensar como seria o Muro no ano 2000. Ele teria barreiras de micro-ondas e até sensor de movimento. Mas não deu tempo...

12

EM 2000, MURO TERIA SENSOR DE MOVIMENTO

Desenvolvimento e
texto original:
Rafael Targino


Fotos:
Wikimedia Commons

Leia + fatos sobre o Muro