O líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, reconheceu nesta terça-feira (15/12) a eleição do democrata Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos.
O reconhecimento veio apenas depois da votação no colégio eleitoral, que ocorreu nesta segunda-feira (14/12) e confirmou a viotória de Biden.
“O colégio eleitoral falou. Hoje eu quero parabenizar o presidente eleito Joe Biden”, disse McConnel. Essa é a primeira vez que um alto representante dos republicanos fala publicamente sobre a derrota de Donald Trump nas eleições de 3 de novembro.
McConnell destacou que ainda “vai levar um pouco de tempo” para verificar “todas as grandes vitórias da administração Trump ajudou a dar para o povo norte-americano”.
“O outsider que jurou que iria chacoalhar Washington e liderar o país para novas conquistas, tanto em casa como no exterior, fez exatamente isso. O presidente Trump e o vice-presidente [Mike] Pence merecem nossos agradecimentos e nossa gratidão por seu incansável trabalho e seus papéis essenciais nessas vitórias e muitas mais”, acrescentou.
Wikicommons
Essa é a primeira vez que um alto representante republicano admite a derrota de Trump
Grande parte dos republicanos ainda não reconheceu a derrota nas urnas por conta das tentativas de judicialização do processo eleitoral feita por Trump.
No entanto, após mais de 50 derrotas em diversas esferas – incluindo na Suprema Corte -, todos os estados norte-americanos certificaram os resultados das urnas, que deram vitória aos democratas. O presidente ainda não reconheceu a eleição de Biden.
*Com ANSA