Apoio a Israel despenca na Europa Ocidental e nos EUA, revela pesquisa
Segundo dados da YouGov, menos de um quinto dos europeus ocidentais são favoráveis ao país; mais de 54 mil palestinos já morreram
Levantamento do instituto britânico YouGov revela que o apoio público da Europa Ocidental a Israel despencou para o menor nível desde que a série histórica teve início, em 2016. Menos de um quinto dos entrevistados em seis países têm uma opinião favorável do país.
A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (03/06), foi realizada pelo instituto britânico YouGov em seis países europeus (Reino Unido, França, Alemanha, Dinamarca, Espanha e Itália), entre os dias 12 e 26 de maio. Questionados sobre o confronto em Gaza, a maioria dos entrevistados declarou mais simpatia pelos palestinos do que por Israel.
Os índices de favorabilidade mais baixos em relação a Israel foram registrados na Dinamarca (-54), Espanha (-55), Itália (-52), França (-48), Alemanha (-44) e Reino Unido (-46). Em todos esses países, o saldo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis está em território negativo, e em níveis recordes ou próximos disso.
Apenas entre 13% e 21% dos participantes expressaram uma visão favorável de Israel, enquanto de 63% a 70% manifestaram opiniões negativas. A rejeição ao governo israelense é motivada pela intensificação da ofensiva militar em Gaza, retomada após a quebra de um cessar-fogo em março.
O bloqueio imposto de ajuda humanitária pelo país agravou a crise humanitária na região, com relatos de escassez extrema de alimentos. Desde outubro de 2023, mais de 54 mil pessoas morreram no território palestino em decorrência da guerra.

Ashraf Amra / UNRWA
Solidariedade aos palestinos
Em todos os seis países, os entrevistados são mais favoráveis aos palestinos, embora na Alemanha a diferença tenha sido de apenas um ponto percentual. Entre 18% e 33% dos entrevistados disseram que simpatizavam mais com o lado palestino, índice que aumentou em todos os seis países, desde 2023. Apenas entre 7% e 18% dos entrevistados disseram simpatizar mais com o lado israelense.
Na Espanha, 33% demonstraram solidariedade com os palestinos, contra 15% mais favoráveis a Israel. Na Itália, 31% simpatizam com os palestinos, enquanto apenas 7% expressam apoio aos israelenses. No Reino Unido, 51% disseram compreender o ponto de vista dos palestinos; número superior aos 40% que afirmaram o mesmo em relação a Israel. Somente na Alemanha os números para cada lado foram semelhantes (17% para Israel; 18% para a Palestina).
A tendência de desaprovação a Israel é notável também nos Estados Unidos. Pesquisa do Pew Research Center realizada em abril mostrou que 53% dos americanos agora têm uma visão negativa de Israel, uma alta expressiva em relação aos 42% registrados em março de 2022.
Outro levantamento, do instituto Data for Progress, indicou que 51% dos eleitores norte-americanos se opõem ao envio de mais tropas israelenses a Gaza e acreditam que o ex-presidente Donald Trump deveria pressionar por um cessar-fogo.
Com The Guardian e Executive digest.
